Pirâmide Coaching E Níveis Neurológicos
Dissertações: Pirâmide Coaching E Níveis Neurológicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: candido3visao • 3/2/2015 • 957 Palavras (4 Páginas) • 570 Visualizações
Pirâmide Coaching e Níveis Neurológicos
O processo de Coaching atua em diversos níveis de aprendizagem, objetivando a mudança do comportamento. Este modelo é importante por classificar, desde níveis mais básicos até níveis mais elaborados, o desenvolvimento do indivíduo, facilitando a atuação do Coach, por auxiliar desde a realização do diagnóstico e identificação dos objetivos, nas primeiras sessões, até a estruturação do processo e desenvolvimento do indivíduo.
1) Ambiente
No nível do Ambiente é onde observamos as relações do indivíduo com o ambiente que o cerca, identificado os limites e as oportunidades que se apresentam. O papel do coach neste nível é de “guia”, ou seja, ele atua mais superficialmente, a partir da evidenciação de relações e de influências, uma vez que ninguém está isento destas.
“Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra...” John Donne
2) Comportamento
O nível de comportamento aborda as relações do indivíduo, baseando-as em ação em reação. Se compararmos com “Os Sete Princípios Herméticos da Filosofia” poderíamos dizer que este nível é baseado no princípio da correspondência, ou seja, quais as ações que o indivíduo tem demonstrado para o alcance de seus objetivos. O papel do coach neste nível é atuar como treinador, evidenciado comportamentos e orientado caminhos.
- Eu só queria saber que caminho tomar, pergunta Alice.
- Isso depende do lugar aonde quer ir, diz o Gato tranquilamente.
- Realmente não importa, responde Alice.
- Então não importa que caminho tomar, afirma o Gato taxativo.
Trecho de “Alice no País das Maravilhas”
3) Capacidades e Habilidades
No nível de capacidades e habilidades o coach atua como consultor/professor, estimulando intelectualmente o coachee para o alcance de seus objetivos. Este é o nível do direcionamento estratégico, ou seja, o coachee utilizará de suas competências com foco no que é importante no momento.
“Nós todos temos sonhos. Mas, para tornar os sonhos realidade, é preciso uma enorme quantidade de determinação, dedicação, auto-disciplina e esforço.” Jesse Owens
4) Crenças e Valores
Este nível está relacionado às crenças e valores que permeiam as principais questões apresentadas pelo coachee. Este e o momento no qual o coach, atuando como mentor, inspira seu cliente a entender o porquê de suas ações e pensamentos, e o quanto estas são baseadas em suas verdades absolutas e valores. Conforme as “7 leis naturais”, este nível está relacionado com a “IV Lei da Evolução”, a qual explicita que as pessoas possuem livre arbítrio para escolher mediante sua vontade e que foram feitas para brilhar.
“Do you know that there's
Still a chance for you
Cause there's a spark in you
You just gotta
Ignite the light
And let it shine
Just own the night
Like the 4th of July”
Firework (Kate Perry)
5) Identidade
O nível da identidade está relacionado com a missão e senso do eu. A partir deste nível, o processo de Coaching passa a ter um caráter evolutivo e o papel do Coach é de patrocinador do seu coachee, reconhecendo-o e valorizando-o na construção de uma nova identidade.
“A principal missão do homem na vida, é dar luz a si mesmo e tornar-se aquilo que ele é potencialmente.” Erich Fromm
6) Afiliação
O nível de afiliação está relacionado ao sentimento de pertencimento, ou seja, o coachee e seus relacionamentos dentro dos grupos aos quais faz parte. O papel do
...