Planejamento
Seminário: Planejamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Externocleidomas • 9/6/2014 • Seminário • 637 Palavras (3 Páginas) • 302 Visualizações
PLANEJAMENTO
O planejamento é considerado a função primordial a ser desempenhada. Ele determina os objetivos a atingir e os tipos de controle necessários que a administração da empresa devera adotar. E, como tal, o planejamento tem características próprias e definidas.
Sem planejamento as decisões ficariam ao capricho do acaso e de escolhas de ultima hora. Assim, há quatro razões palpáveis para que façamos o planejamento e que são: contrabalançar a incerteza e as modificações; concentrar a atenção nos objetivos; assegurar um funcionamento econômico e facilitar o controle, razões estas que, pela importância que encerram, atestam a sua necessidade.
Sabemos que o planejamento consiste, fundamentalmente, numa escolha. Assim, pode-se compreender a sua natureza essencial, mediante quatro pontos: a contribuição aos objetivos; primado do planejamento; influência generalizada do planejamento e eficiência dos planos.
O planejamento busca basicamente um método para sistematizar o processo de decisões e planificar as ações, de forma a que possamos enfrentar situações futuras.
Na construção teórica, são examinadas as fases do planejamento mais características do processo, numa seqüência mais comum de ocorrência, são: exame da situação; previsões; coleta de dados; as alternativas; a decisão; planificação; implantação; supervisão e controle.
Existem vários tipos de planejamento que encontramos, mais serão fixados apenas seus aspectos genéricos que são: estratégias; políticas; metas; global e setorial.
Um projeto de planejamento é parte relativamente independente de um dos olhos detalhes do programa geral, isto é, um dos segmentos planejado e executado em separado. Normalmente, tem um tempo de duração limitada.
Dentro do planejamento existem várias características sendo elas: um processo permanente e continuo; ele é sempre voltado para o futuro; ele visa à racionalidade e à tomada de decisões; ele visa selecionar, entre várias alternativas, a mais adequada; é uma técnica cíclica, e etc.
Sendo assim, o planejamento é decidir antecipadamente o que fazer, quando fazer e como fazer, escolher sempre a melhor alternativa, ou seja, ele é uma função fundamental e dinâmica e é considerado um dos melhores métodos para se administrar uma empresa.
CONTROLE
Entretanto, a tendência moderna e que o controle signifique cada vez mais controle de fatores e cada vez menos controle de pessoas, e, ainda predominantemente deve ser feito a posteriori, baseado na confiança que se deposita nos subordinados e na responsabilidade que se define para os mesmos.
O controle para ser efetivo deve subordinar-se a princípios básicos podendo se citar, entre outros os seguintes: da garantia do objetivo, da eficácia, da ação corretiva, da economia, e do ponto estratégico, das apurações imediatas da autonomia, da complementação, das operações e contra posições, de interesses, da confiança, da imparcialidade, da não ingerência da direção, da revisão.
O estabelecimento de um eficiente sistema de controle exige, entretanto, adequada rede de informações que forneça os dados requeridos; definição dos padrões de referencia para uma melhor avaliação do desempenho; a ação corretiva, que deve ser obrigatória, após
...