Planejamento De Produção
Casos: Planejamento De Produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SILVAC • 12/5/2013 • 1.405 Palavras (6 Páginas) • 414 Visualizações
RESUMO
A logística tem ganhado grande destaque no mundo atual devido a globalização.Um profissional dessa área é um dos mais bem remunerados atualmente.Para as empresas, esse é um fator competitivo pois é necessário garantir a integridade da mercadoria e prazos de entrega de modo que se ganhe a confiança do cliente. Neste artigo, será abordada a logística no ambiente industrial onde pode-se verificar a presença de todos os componentes integrantes da logística: desde a matéria- prima até o consumidor final.
Palavras- chave: logística, materiais, distribuição
1 INTRODUÇÃO
Uma das origens da palavra logística pode ser encontrada na sua etimologia francesa, do verbo loger, que significa alojar e se constitui num termo de origem militar. A logística, foi desenvolvida com a finalidade de colocar os recursos certos no local certo, na hora certa, com um só objetivo, o de vencer batalhas. No decorrer da história, as guerras têm sido ganhas e perdidas através do poder e da capacidade da logística, ou pela falta dela.A logística não era só armazenar suprimentos e armas era definida como a “arte de movimentar exercitos”onde há estratégia, transporte e preparativos administrativos com o objetivo de movimentar e sustentar as forças militares.
Em 481 a.C. o exército Persa foi o primeiro a utilizar uma grande frota de navios de transporte em uma expedição contra os gregos, com planejamento logístico. Esse fato inspirou conquistadores como Júlio César, Napoleão, Alexandre O Grande e outros.
Alexandre O Grande já usava nas suas guerras o planejamento logístico: nele incluía o uso de engenheiros, contramestres, equipe de estudos estratégicos, cavalaria e infantaria. Essas equipes tinham a função de analisar como destruir a resistência das cidades a serem atacadas; comprar mantimentos armazená-los e conservá-los em pontos estratégicos do trajeto das tropas; planejar tempo de deslocamento e distâncias a serem alcançadas diariamente e desenvolver novas armas de combate. Tudo isso permitiu que seu exército fosse o mais móvel e rápido da época.(SAMPAIO,2008)
Há alguns anos atrás, o termo logística era associado ao transporte de mercadorias ou distribuição física. Mas o conceito desse termo evoluiu, e uma nova concepção muito mais abrangente entra em vigor, onde passa a existir a integração das diversas áreas envolvidas na produção, dimensionamento e layout de armazéns, alocação de produtos em depósito, transportes, distribuição, seleção de fornecedores e clientes externos, nascendo um novo conceito que é conhecido como supply chain ou logística integrada .( COLLA,2003).
De acordo com o Council of Logistics Management “logística é o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente”.
1.2 SUBSISTEMAS DE ABORDAGEM LOGISTICA
1.2.1 Logistica Empresarial
Assim como era feito nas guerras, a logistica era utilizada como estratégia militar , atualmente era tem sido utilizada nas empresas para que se tenha vantagem competitiva sobre os concorrente e conquiste o seu mercado consumidor.A função da logística empresarial é gerenciar o funcionamento da logística integrada que engloba a realização de forma eficiente e ágil , o fluxo de materiais que vai dos fornecedores e atinge os consumidores garantindo a sincronização com o fluxo de informações que acontece no sentido contrário.
O modo como a logística vem sendo aplicada e desenvolvida, no meio empresarial e acadêmico, denota a evolução do seu conceito, a ampliação das atividades sob sua responsabilidade e, mais recentemente, o entendimento de sua importância estratégica.
A logística empresarial, como função integrada de uma empresa, é um conceito relativamente novo, apesar de que todas as empresas sempre desenvolveram atividades de suprimento,transporte, estocagem e distribuição de produtos. A novidade se encontra no fato de que as empresas passaram a desenvolver essas atividades de forma integrada e coordenada, segundo uma filosofia de otimização global, em busca da melhor contribuição possível para o resultado empresarial.(ANDRADE,2004).
Na figura 1 é mostrado um exemplo de um sistema logístico global incluindo seus canais de suprimento e distribuição.
Fig. 1 Esquema logístico global
c:\logistic\Cap1-Logistica Empres.doc-jun2004
1.2.2 Logistica de Marketing
Marketing como ferramenta logística é um dos processos da cadeia de suprimentos.
Sua atividade hoje é de interligar o cliente ao restante da cadeia. Muito sabemos da sua
importância, mas, como função logística vai além do simples fato do atendimento ao
cliente e as vendas. Tem a ver com o posicionamento da empresa em relação ao mercado.Posicionamento com objetivo de alcançar competitividade e conseqüentemente a lucratividade. Na Logística é uma das atividades de conexão com o cliente: demanda,
produto, estruturação dos canais de distribuição.Por isso, a Logística do Marketing leva a empresa a posicionar-se em relação ao seu produto: participação de mercado, da marca, dos serviços. A empresa passa a questionar se o cliente adquire seu produto ou o serviço oferecido em relação ao produto ofertado, e ainda sobre o percentual de participação dos produtos. Em relação à distribuição deve-se ter o cuidado de verificar algumas características em relação ao produto. Estas características são fundamentais para o posicionamento da empresa no mercado, pois uma má escolha no tipo de distribuição pode acarretar na interrupção das atividades da empresa. (SANTANA,2006)
1.2.3 Logistica de transportes
É o deslocamento de bens de um ponto a outro da rede logística,
...