TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico

Trabalho Universitário: Planejamento Estratégico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  4.239 Palavras (17 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 17

Planejamento Estratégico

O Planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. Os dirigentes,no nível institucional da empresa,estão totalmente voltados para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e,com isso,se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral. Ao rastrearem as ameaças ambientaise oportunidades disponíveis para a empresa e ao desenvolverem estratégias para enfrentar esses elementos ambientais,os dirigentes no nível institucional precisam de um horizonte de tempo projetado no longo prazo,de uma abordagem global que envolva a empresa como um todo integrado de recursos,capacidades e potencialidades e, sobretudo,precisam utilizar decisões cada vez mais baseadas em julgamento, em vez de decisões baseadas em dados.

Características do planejamento estratégico

O planejamento estratégico apresenta as seguintes características fundamentais:

1. É projetado no longo prazo: pelo menos em termos de seus efeitos e consequências. Quase sempre o seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos pela frente. Em alguns casos,chega a cobrir 10,15 ou 20 anos,dependendo dos investimentos de longíssimoprazo de empresas de capital intensivo.

2. Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa: portanto, sujeito á incerteza e imprevisibilidade dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza,o planejamento estratégico baseia suas decisões em julgamento e discernimento e não em dados ou informações referenciais. Isso significa que existe um alto grau de subjetividade no planejamento estratégico. Em muitos casos,as empresas "apostam"no futuro com o planejamento estratégico.

3. Envolve a empresa como um todo: Abarcando todos os seus recursos,no sentido de obter efeito sinergístico de todas as capacidades,competências e potencialidades da empresa. A resposta estratégica da empresa deve envolver sempre um comportamento global e sistêmico. Isso significa que o planejamento estratégico não é a soma dos planos táticos e operacionais. Pelo contrário,os planos táticos e operacionais constituem desdobramentos do planejamento estratégico. A Razão? Muito simples: não se trata apenas de somar,mas de aglutinar e integrar de tal forma que tudo possa contribuir para o sucesso do plano estratégico da empresa através de resultados amplificados pela multiplicação de esforços.

O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É o planejamento que envolve prazos mais longos de tempo,é mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa,isto é, no nível institucional. É um processo contínuo de tomada de decisão estratégica e não mais um plano feito e refeito a cada ano que passa. Não se preocupa em antecipar decisões a serem tomadas no futuro,mas sim de considerar as implicações futuras das decisões que devem ser tomadas no presente.

Enquanto a estratégica empresarial está voltada para o que a empresa deve fazer para alcançar os objetivos empresariais,o planejamento estratégico procura especificar como fazer para alcançar tais objetivos. Trata-se de estabelecer o que a empresa deve fazer antes da necessária ação empresarial. Isso significa que a empresa toda deve ser envolvida no planejamento estratégico: todos os seus níveis,recursos,potencialidades e habilidades,para se obter o efeito holístico e sinergístico da interação de todos esses aspectos.

O efeito holístico envolve a empresa como uma totalidade, ou seja, o todo é maior do que a soma das partes. O todo é diferente de suas partes, tal qual a água é diferente do hidrogênio e do oxigênio que a compõem. Efeito sinergístico porque as partes do todo interagem e cooperam entre si no sentido de proporcionar um resultado final maior do que a soma das partes. Sinergia é causa, holismo é consequência.

Como o planejamento estratégico é genérico e abrangente,ele precisa ser desdobrado em planos táticos desenvolvidos no nível intermediário da empresa, cada qual voltado para o seu departamento. Além disso,cada plano tático precisa ser desdobrado em vários planos operacionais desenvolvidos no nível operacional da empresa,detalhando minuciosamente cada tarefa ou atividade a ser executada.

Etapas do Planejamento estratégico

O Planejamento estratégico exige sete etapas

1. Determinação dos objetivos;

2. Análise ambiental externa;

3. Análise organizacional interna;

4. Formulação de alternativas;

5. Elaboração do planejamento;

6. Implementação e execução;

7. Avaliação dos resultados.

Determinação dos objetivos:

Em função da missão e da visão organizacional, são estabelecidos os objetivos empresariais. Os objetivos são pretensões ou propósitos da empresa, os quais, em conjunto, definem sua razão de ser ou de existir. Podem ser formulados inicialmente em termos amplos e abstratos, como, por exemplo, aumentar a fatia de participação no mercado consumidor, aumentar a produção com os mesmos recursos disponíveis, diminuir custos operacionais, manter os custos financeiros e elevar o índice de liquidez da empresa. Todavia, os objetivos estão quase sempre distanciados da realidade do cotidiano da empresa, para permitirem a formulação de programas a serem operacionalizados. Os objetivos empresarias precisam ser desdobrados em objetivos departamentais para poderem ser detalhados em termos operacionais.

Os objetivos empresariais podem ser agrupados em quatro categorias:

1. Lucro: considerado dentro de sua dupla óptica – de retorno dos proprietários e da economia da empresa.

2. Expansão da empresa: seja em relação a ela mesma, seja em relação ao mercado do qual participa.

3. Segurança: corresponde ao desejo da empresa de assegurar o seu futuro e continuidade.

4. Autonomia ou independência: objetivo pelo qual a empresa pretende livremente decidir seu destino.

Desse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com