Planejamento Estratégico
Dissertações: Planejamento Estratégico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tavana • 18/11/2014 • 695 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO À DISTÃNCIA
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO PÚBLICA EM SAÚDE
REFLEXÃO SOBRE O USO DOS INDICADORES SOCIOECONÔMICOS EM GESTÃO DE SAÚDE
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÃO PÚBLICA EM GESTÃO PÚBLICA
ELABORAÇÃO DE INDICADORES
ELISANDRO VOGEL
Três Passos, RS, Brasil
2014
REFLEXÃO SOBRE O USO DOS INDICADORES SOCIOECONÔMICOS EM GESTÃO PÚBLICA
ELISANDRO VOGEL
O resumo do documentário é desenvolvido ao Curso de Especialização de Gestão de Organização Pública em Saúde como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública em Saúde
Professor Orientador: Fernanda Sarturi
Tutora: Luana Possamai Menezes
Três Passos, RS, Brasil
2014
Reflexão sobre Indicadores Socioeconômicos em Gestão Pública
Através da presente reflexão, ainda que vise conjecturar sobre o conteúdo tratado nas unidades I, II e III, pretendo aprofundar a análise comparativa entre a importância dos indicadores sociais e sua influência para o bom desempenho da gestão pública.
Os indicadores sociais surgiram ao longo do século XX, e, como descrito na unidade I, estando diretamente atrelados ao surgimento do Estado de Bem-Estar Social e as atividades de planejamento do setor público.
Na atualidade os indicadores servem para subsidiar a tomada de decisão dos gestores públicos, na melhor aplicação dos recursos, procurando integrar os objetivos com os resultados atingidos, dando instrumentos aos gestores para que possam visualizar onde os recursos devem ser aplicados, para atender uma maior parcela da população, agindo assim de encontro aos anseios da coletividade (JANUZZI, 2009).
Entrelaçado à esse contexto, está necessidade de uma base de dados objetiva, confiável e consistente, que deve ser subsidiada através de um sistema de informação. Nesse contexto, existem diferentes modelos de sistemas de informações. Os relatórios gerados com os dados e as informações processadas pelas transações servem para acompanhar o desempenho da gestão, apontar os erros e desvios, de forma que o gestor possa corrigir e promover os ajustes necessários.
De maneira geral, para elaborar diagnósticos socioeconômicos propositivos aos programas públicos utilizam-se indicadores de diversas áreas temáticas analíticas ou de atuação do governo.
Podem, entretanto serem usados indicadores com menor ou maior abrangência. Como forma de garantir a confiabilidade, relevância e validade, entretanto,
...