Planejamento. O alfabeto
Tese: Planejamento. O alfabeto. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: robertopiri • 5/5/2013 • Tese • 531 Palavras (3 Páginas) • 513 Visualizações
Planejamento
O planejamento ou projeto de trabalho do estagiário é um documento em que serão estabelecidos os objetivos, as metodologias e os recursos necessários, entre outros aspectos, para executar a sua pratica docente ou em gestão educacional.
Segundo Libâneo (2000 p. 121)
“O planejamento escolar consiste numa atividade de previsão da ação a ser realizada, implicando definição de necessidade a atender, objetivos a atingir dentro das possibilidades, procedimentos e recursos a serem empregados, tempo de execução e formas de avaliação. O processo e o exercício de planejar referem-se a uma antecipação da prática, de modo a prever e programar as ações e os resultados desejados, constituindo-se numa atividade necessária a tomada de decisões. As instituições e organizações sociais precisam formular objetivos, ter um plano de ação, meios de sua execução e critérios de avaliação da qualidade do trabalho que realizam. Sem planejamento, a gestão corre ao sabor das circunstâncias, as ações são improvisadas, os resultados não são avaliados”.
Nesta visão, elaborei um projeto com intuitos claros na construção do meu artigo científico, e também que ajudasse os alunos na busca da leitura, ou seja, na descoberta das palavras.
Titulo: “Descobrindo o alfabeto”.
Justificativa:
O alfabeto é um conjunto de letras de uma língua. A alfabetização é uma fase importante e delicada na educação infantil, pois a leitura e a escrita devem ser entendidas sob uma visão interativa, associando o aspecto lingüístico com a situação ambiental e social da criança. A letra é um código gráfico. É importante levar o alfabetizando a associar e combinar esses códigos, formando palavras e concatenando-as com as imagens às quais se referem.
Objetivo geral:
Auxiliar o aluno associar e combinar esses códigos (letras), formando assim palavras e concatenando-as com as imagens as quais se referem.
Objetivos específicos:
.Conhecer as letras do alfabeto
.Explorar a linguagem oral e escrita
.Pronunciar corretamente as letras
.Pronunciar corretamente as palavras
.Decodificar os códigos e associar as imagens
.Interpretar o que lê e o que produz, lendo através das imagens.
Orlandi (1985 pg. 79) afirma que:
“O homem primitivo, à medida que foi evoluindo da convivência do casal e filhos para a tribo, sentiu que havia necessidade de uma comunicação mais efetiva do que grunhidos e gestos. Pelos desenhos deixados nas cavernas por nossos ancestrais, podemos avaliar sua caminhada em busca de uma forma mais objetiva e clara de comunicação. Quando as figuras passaram a expressar outra idéia além do seu significado original, surgiu a sílaba para expressar idéias abstratas, qualidades ou aspectos de suas vidas”.
Conteúdos:
-alfabeto
-vogais
...