Planejamento Salariais
Artigos Científicos: Planejamento Salariais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diva.ppena • 26/5/2014 • 1.314 Palavras (6 Páginas) • 190 Visualizações
Importância histórica:
Planta nativa da América, provavelmente do Brasil onde sua exploração émilenar, a mandioca era o principal produto agrícola indígena quando aqui chegaram osprimeiros colonizadores.
Levada para a África pelos portugueses, devido à sua grande capacidade deadaptação expandiu-se rapidamente para outras regiões do planeta, sendo atualmenteAlguns pratos típicos como tutu à mineira, feijão-de-tropeiro e pão-de-queijo, que têm na farinha seu principalcomponente, são marcas da identidade culinária mineira.produzida em mais de oitenta países.
O Brasil ocupa a segunda posição na produção mundial de mandioca (12,7% do total), competindo no mercado internacional com a Nigéria (maior produtor), Congo, Tailândiae Indonésia.Cultivada em todas as regiões, tem papel importante na alimentação humana e animal, comomatéria-prima para inúmeros produtos industriais e na geração de emprego e de renda.
Estima-se que, nas fases de produção primária e no processamento de farinha e fécula,são gerados um milhão de empregos diretos e que a atividade mandioqueira proporciona receita bruta anual equivalente a 2,5 bilhões de dólares e uma contribuição tributária de 150 milhões de dólares; a produção que é transformada em farinha e fécula gera, respectivamente, receitas equivalentes a 600 milhões e 150 milhões de dólares.
Amandioca pode ser classificada em:
1) de “mesa” - é comercializada na forma in natura; e 2) para a indústria, transformada principalmente em farinha, que tem uso essencialmente alimentar, e fécula que, junto com seus produtos derivados, têm competitividade crescente no mercado de amiláceos para a alimentação humana, ou como insumos em diversos ramos industriais tais como o de alimentos embutidos, embalagens, colas, mineração, têxtil e farmacêutica.
A produção nacional da cultura projetada pela CONAB para 2002 será de 22,6 milhões de toneladasde raízes, numa área plantada de 1,7 milhões de hectares, com rendimento médio de 13,3 t/ha. Dentre os principais estados produtores destacam-se: Pará (17,9%), Bahia(16,7%), Paraná (14,5%), Rio Grande do Sul (5,6%) e Amazonas (4,3%), que respondem por 59% da produção do país. ARegião Nordeste sobressai-se com uma participação de 34,7% da produção nacional, porém com rendimento médio de apenas 10,6 t/ha; as demais regiões participam com 25,9% (Norte), 23,0% (Sul), 10,4% (Sudeste) e 6,0% (Centro-Oeste). AsRegiões Norte e Nordeste destacam-se como principais consumidoras, sob a forma de farinha. NoSul e Sudeste, com rendimentos médios de 18,8 t/ha e 17,1 t/ha, respectivamente, a maior parte da produção é para a indústria,
principalmente no Paraná, São Paulo e Minas Gerais.
No período de 1975 a 2000, a área plantada com mandioca diminuiu em todo o Brasil, em média 0,7% ao ano, passando de 2,0 milhões de hectares no início do período para 1,7 milhões de hectares, com reflexo de queda na produção de 0,5% ao ano, ou seja, saindo
Produção
O processamento da farinha apresenta formas diferentes que vão das maissimples, com tecnologia rudimentar e trabalho manual, como nas casas de farinhatradicionais, às mais modernas, em fábricas equipadas com tecnologia avançada, comoalgumas localizadas na região sudeste e Paraná, cuja produção abastece o mercadonacional e internacional.
Nas casas de farinha, a produção é feita de modo artesanal, com mão de obrafamiliar ou com a participação de membros da comunidade. Entretanto, algunsprodutores utilizam, também, mão-de-obra assalariada o que implica em relações detrabalho diferenciadas no interior de uma mesma unidade produtiva.
Cabe notar que a partir da década de 1970 órgãos técnicos governamentais,como a EMBRAPA e a EMATER, com base em pesquisas desenvolvidas porpesquisadores especializados, começaram a oferecer assistência e orientação aosprodutores, promovendo um aumento considerável da produtividade.
No entanto, a maior parte da produção nas diferentes regiões do Estado,principalmente nas
...