TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento da educação

Tese: Planejamento da educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Tese  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

Planejamento educacional

Analisar alguns pensamentos , com a intenção de fundamentar a necessidade de planejamento, especialmente o educacional. A escola quando bem conduzida é responsável pelo o bom andamento social . Boa escola produz bons cidadãos .Pelo modo geral de se expressar do que por definição muito explicitas, sabe se que uma boa sociedade é aquela em que a harmonia esteja presente a custo de qualquer outro valor e na qual o conflito não apareça sob forma alguma .São em geral pessoas conservadoras, aliadas a muitos professores que buscam o significado do seu trabalho na integração.

Uma segunda interpretação da relação escola-sociedade é feita a partir de um ponto de vista, de um critério, elemento que não estava de forma explicita na primeira. Esse critério é uma finalidade: o desenvolvimento. A educação, a escola em particular, direciona a sociedade porque “educação é investimento, porque a sociedade cresce , desenvolve-se na proporção direta do investimento em educação”.

A terceira interpretação é completamente oposta no que diz respeito ao entendimento sobre a relação escola/sociedade. Enquanto as duas primeiras sublinham a força da escola, esta terceira diz que a escola é simplesmente uma função da sociedade, ou seja, as escolas serão reflexo da sociedade naquele determinado momento.

Assim, uma sociedade tem sua hierarquia de valores, tem seu projeto pedagógico global, tem sua prática educativa, tudo para que esta contribua com a confirmação daquele tipo de sociedade que a criou.

Sociedade existente}-------------- Projeto Pedagógico ________________Prática Pedagógica

{Hierarquia de valores}---------__ Reprodução Confirmação

Há possibilidade de caracterizar as pessoas que trabalham em educação tendo como critérios o modo como percebem esta situação e a pratica que nela realizam.

1. Os que não se dão contam da incoerência entre o que diz e o que se faz.Pertencem , geralmente , ao grupo que acima chamei de conservadores. Sentem muitas vezes uma insatisfação em seu trabalho, mas não sabem bem sua origem.

2. Os que dão conta desta situação , mas que, por comodismo por interesse , por boa vontade ou por convicção ,desejam que tudo siga como está.

3. Os que se dão conta desta prática reprodutiva, estudam –na e querem transformações de maior ou menor envergadura. Há os que pensam que não há saída e realizam ações esporádicas e desarticuladas.

4. Do ponto de vista prático e incluindo todas as possibilidades – dos que se dão conta e dos que nem suspeitam que não fazem o que querem – teremos três tipos de ações.

A) Dos extremos conservadores, para os quais não há distinção entre a realidade desejada e a existente.

B) Dos extremos revolucionários para os quais não há ponto de contato entre a realidade desejada e a realidade existente.

C) Dos que querem mudanças a partir do que existe, para os quais a realidade desejada e a realidade existente tem pontos de contato e pontos discordantes.

O processo de luta , na participação , com outros agentes sociais , para fortalecer hierarquias de valores que interessem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com