Planejamento da revista
Artigo: Planejamento da revista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patricialudmila • 31/3/2014 • Artigo • 329 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
3. PLANEJAMENTO DA REVISTA
3.1 O surgimento da revista
Revista é uma publicação periódica semanal, quinzenal, mensal ou trimestral que aborda temas de assuntos diversos tanto na área de conhecimento quanto na área literária e científica com assuntos polêmicos, românticos ou infantis. A primeira revista surgiu em 1663 na Alemanha criada por Johann Rist com o nome de Erbauliche Monaths-Unterredungen, que seu significado é “Edificante Discussões Mensais", John era um teólogo e poeta. No começo, as revistas pareciam coletâneas de texto e a primeira revista abordava assuntos específicos. Outras revistas logo surgiram na França com o nome de "Journal des Sçavans de 1665", na Inglaterra "Philosoplical Transations 1665" e na Itália o "Giornale de'leterati 1668". No início do século 19, começaram a ganhar espaços os títulos que tratavam sobre ás questões da vida familiar. No século seguinte, o século 20, as técnicas de impressão começaram a se aprimorar e o uso da publicidade começou a se tornar presente nas revistas. A revista foi uma das invenções humanas mais extraordinárias, ela representa a comunicação impressa, um produto de imagens e textos elogiados, com fotografias maravilhosas e matérias todas voltados para o publico alvo que a mesma possui. Algumas revistas atuais tiveram suas marcas tão divulgadas que hoje são grandes potências quando o assunto é entretenimento.
3.1.2 História da revista no Brasil
As revistas chegaram ao Brasil junto com a corte portuguesa no início do século XIX. A primeira revista que se tem conhecimento surgiu em 1812 em Salvador com o nome de “As Variedades ou Ensaios da Literatura”. A revista tinha os modelos utilizados no mundo editorial e se parecia com um livro, elas eram feitas em um papel com má encadernação e era composta por 30 páginas.
Todas as revistas que foram surgindo no Brasil tiveram suas particularidades, devido à falta de recursos e de assinantes, essas revistas tiveram sua existência muito curta. Entre essas revistas, os que mais se destacaram no mercado brasileiro tiveram sua duração no máximo de um ou dos anos.
...