Planejamento estratégico
Seminário: Planejamento estratégico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: grupox • 15/3/2014 • Seminário • 856 Palavras (4 Páginas) • 197 Visualizações
Planejamento estratégico
É o planejamento de nível institucional, ou seja, voltado para a empresa e seu ambiente geral(ambiente interno e externo) e, devido a essa característica, está sujeito às incertezas doambiente e do mercado.Este tipo de planejamento é desenvolvido sempre olhando as interações entre todas asunidades para obter sinergia entre as mesmas e fazer com que esta combinação alcance osobjetivos da estratégia empresarial. Deve ser focado em COMO FAZER ao contrário daEstratégia Empresarial que foca no QUE FAZER e no longo prazo conforme ressalta
Chiavenato:
³Quase sempre o seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos pela frente. Em alguns casos, chega a cobrir 10,15 ou 20 anos, dependendo dos investimentos de longíssimo prazo de empresas de capital intensivo.´(CHIAVENATO, Idalberto.
Administração
, Rio de Janeiro, Elsevier, São Paulo, Anhanguera, 2010, p.142.).
Para Drucker:
³Planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimentopossível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente asatividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada esistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.´ (P.Drucker, Introdução a Administração, São Paulo, Pioneira, 1984.)
Já para Rebeca Peteleiro o planejamento estratégico deve começar com a discussão: Qual é onegócio da empresa, sua missão e visão¹. Já por Chiavenato (2010, p. 144): ³Em função damissão e da visão organizacional, são estabelecidos os objetivos empresariais.
Planejamento tático
O desdobramento do planejamento estratégico pode ser chamado de planejamento tático. É oplanejamento de nível intermediário da organização e deve ser elaborado dentro das unidadestendo consciência de que estas estão inter-relacionadas.Para Milena Queiroz Gonçalves dos Santos (2009): ³O planejamento tático [...] é utilizadopara traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria.´O planejamento tático, elaborado pelos gerentes da organização, tende a ser mais detalhadoque o planejamento estratégico sempre procurando manter sincronia e sinergia com outros
departamentos, pois sempre será influenciado por eles. Trata-se de um planejamento contínuoe cíclico, porém, visando melhorias e inovações, devem ser feitos ajustes e correções noplanejamento atual e nos planejamentos seguintes.O objetivo de maneira mais clara por Lucimar dos Santos (2009) Tem por objetivo otimizar áreas de resultado (unidades) e não a empresa como um todo (planejamento estratégico)
Planejamento operacional
O planejamento operacional trata de quais serão as funções e de como elas devem ser feitas,ou seja, é feito no nível em que as tarefas são executadas. Este tipo de planejamento focaliza amaximização e a otimização de resultados.Para Maximiano ³o planejamento operacional [...] prevê os custos, o tempo e os riscosenvolvidos numa certa atividade pré-definida pelo alto escalão da empresa.´Este planejamento deve definir detalhadamente como serão os procedimentos (analíticos) efazer com que o sistema seja o mais fechado possível para que não haja intervençõesambientais.
Deve-se atentar para 5 detalhes importantes²:
1. Recursos necessários para desenvolvimento e a implantação
2. Procedimentos básicos a serem adotados
3. Resultados finais esperados
4. Prazos estabelecidos
5. Responsáveis pela implantação execução
Relatório
Nos artigos podemos observar a idéia de cada autor e pontos de vista diferentes no que se refere ao planejamento O Professor Roberto Shinyashiki acredita que antes do planejamento tem que ter a visão e saber como aproveitar as oportunidades. Onde a maioria das pessoas enxerga problemas, o empreendedor enxerga oportunidade de desenvolver uma atividade lucrativa, e que possa estar se realizando profissionalmente.
Após enxergar esta oportunidade inicia-se um planejamento, onde são verificadas todas as oportunidades e riscos que serão assumidos ter que assumir com esse empreendimento. O empreendedor sempre se antecipa ao problema e identifica necessidades nunca se esquecendo
...