Planejamento estratégico
Projeto de pesquisa: Planejamento estratégico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cruzeta • 2/6/2014 • Projeto de pesquisa • 807 Palavras (4 Páginas) • 277 Visualizações
Introdução
É inquestionável o valor e a importância do planejamento para a administração eficiente de qualquer organização. Devido, porém, às profundas e frequentes transformações sociais e flutuações econômicas da atualidade o planejamento em sua forma tradicional foi substituído pelo planejamento estratégico, ou tático mais adequado a essa nova realidade.
As organizações estão em permanente interação com o meio ambiente, afetando-o e sendo por ele afetadas. Essas forças ambientais influencia todo o processo de formulação de objetivos e terminam por atingir todo o comportamento da organização.
Conceituação
As decisões gerenciais necessitam estar fundamentadas em premissas bem próximas da realidade na qual se inserem. "É preciso saber então: o que somos? onde estamos? o que pretendemos? como iremos atender nossas pretensões?" (ALMEIDA, 1999).
Planejamento Estratégico
O termo estratégia é derivado do grego “strategos”, que significa “a arte do general”. Basicamente, estratégia é: “O plano para obter os melhores retornos dos recursos, a seleção do tipo de negócio para se envolver e o esquema para obter uma posição favorável no mundo dos negócios. É uma proposta para lidar com o mundo mutável dos negócios”.
O Planejamento estratégico refere-se a este tipo de planejamento, que envolve a organização como um todo.
O planejamento estratégico centra-se em objetivos de longo prazo, concentrando-se em atividades que resultem no desenvolvimento de uma missão organizacional clara, bem como de objetivos organizacionais e de estratégias que permitem à empresa alcançar tais objetivos.
Convém observar que o planejamento estratégico é um processo. O mundo dos negócios muda a todo instante, e algumas dessas mudanças podem ser detectadas e sinalizadas antecipadamente. Não é incomum o administrador ter de mudar os próprios objetivos devido a essas mudanças. Por isso, necessita-se de informações constantes.
As informações são a matéria-prima do trabalho de planejamento para qualquer organização. Nos ambientes em que as empresas atuam, os concorrentes alteram-se rapidamente e os ciclos de vida dos produtos estão mais curtos, aumentando a diversificação e a oferta. Há necessidade de se monitorar e acompanhar essas atividades para se mantiver uma posição competitiva. Além de diversificadas, as informações devem ser obtidas de forma veloz, pois o que é realidade em um dia, pode não ser no dia seguinte. As informações estão muitos “perecíveis”. Por isso o sistema de informações da empresa moderna devem ser eficientes e eficazes.
O processo de Planejamento Estratégico pode conter as seguintes discussões a seguir:
• Definição do negócio, missão e visão: A tendência na definição do que é o negócio, muitas empresas têm a tendência de encontrar a resposta no produto / serviço da organização, isto pode levar a uma missão míope do que realmente é o negócio. O correto é analisar o benefício resultante do produto / serviço.
• Análise de ambiente interno e externo: Esta etapa é a fundamental para a definição das metas e estratégias, pois é da análise de ambiente que as estratégias são formuladas. A análise de ambiente é a definição das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da empresa que afetam a empresa no cumprimento da sua missão.
• Formulação de Estratégias: As estratégias são escritas com base na análise de ambiente levantada, após uma priorização de principais objetivos e agrupamento por temas. A estratégia precisa estar voltada para o futuro da organização, porém para ser bem descrita necessita estar de acordo com as etapas anteriores (missão, visão, negócio e ambiente).
• Implementar projetos e controlar: É denominado de Plano de Negócios o resultado deste planejamento. Esta etapa garante a execução de tudo o que foi levantado e priorizado.
Planejamento Tático
O
...