Plano De Aula
Trabalho Escolar: Plano De Aula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: moraescleverson • 17/3/2014 • 4.545 Palavras (19 Páginas) • 298 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA
CLEVERSON MORAES DA SILVA – RA: 7930704900
CIBELE FREITAS DE ANDRADE RA: 7930704950
HELBER PIRES DA COSTA RA: 448837
HESLEY SANTANA SALUSTIANO– RA: 7926680544
VIVIANE JUVENAL GOMES PEDROSO RA: 448848
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CORUMBÁ – MS
19/11/2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA
CLEVERSON MORAES DA SILVA – RA: 7930704900
CIBELE FREITAS DE ANDRADE RA: 7930704950
HELBER PIRES DA COSTA RA: 448837
HESLEY SANTANA SALUSTIANO– RA: 7926680544
VIVIANE JUVENAL GOMES PEDROSO RA: 448848
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada como forma de avaliação da disciplina Didática do curso de Pedagogia, oferecido pela Universidade Anhanguera-UNIDERP, sob a orientação do professor EAD e da tutora Presencial Eliane Ceri Assis Santana.
CORUMBÁ – MS
19/11/2013
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de um Plano de Aula, considerando todas as exigências referentes à construção e as condições da formação do ensino e as demandas presentes nos referenciais curriculares, que orientam o trabalho cotidiano realizado pelos professores e especialistas em educação em nosso país.
Sendo assim, procuramos atender e assimilar as etapas da Atividade Prática Supervisionada que requeria: traçar o público alvo para a destinação da aula a ser planejada, o perfil e as características inerentes à turma, o tempo de duração da aula, o tema proposto e as justificativas necessárias para o exercício e aplicação da temática, os objetivos da aula planejada, os conteúdos previstos (componentes curricular), os procedimentos de ensino e método, os recursos de ensino disponíveis, os critérios de avaliação e suas particularidades e os recursos materiais.
Com isso, pretendemos cumprir as condições do conjunto de conhecimentos que contribuíram para a elaboração do planejamento, com base no acompanhamento dos materiais disponibilizados. Esperamos que esta atividade sirva de apoio ao desenvolvimento do nosso projeto educativo, para a reflexão sobre as práticas pedagógicas, acerca do planejamento de nossas aulas, da análise e seleção dos materiais didáticos e da escolha dos recursos tecnológicos. Em especial esperamos que contribua para nossa formação e atuação profissional, uma vez que o planejamento tem a finalidade de apresentar as linhas norteadoras para o bom desempenho da relação ensino-aprendizagem.
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DIAGNÓSTICO DA TURMA
Em visita a Escola Municipal Fernando de Barros, instituição escolhida para a realização da ATPS (atividade prática supervisionada), coletamos dados e traçamos as características da turma contemplada para a execução do Plano de Aula, depois de termos ido a campo levantamos pontos que são fundamentais para o estudo, e elaboração do mesmo.
A estrutura física da escola disponibiliza de uma sala de tecnologia que contém um computador com acesso a internet para utilização de cada educando, dispõe de um datashow, o educandário não possui biblioteca, mas fazem com que os alunos tenham acesso a livros e revistas disponíveis para pesquisas.
O nosso Plano de Aula será voltado ao 1° ano do Ensino fundamental I, com uma sala de aula que comporta 25 alunos com 20 frequentes, na faixa etária de seis anos (ano 2007), no qual a sala disponibiliza como recursos quadro branco, quadro silábico, quadro numérico, quadro de alfabetos, quadro de vogais, quadro de meses do ano, quadro dos dias da semana e calendário, existindo a possibilidade dos alunos se dividirem em grupos ou em duplas.
ESCOLHA DA TEMÁTICA: A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS INFANTIS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Após, a análise e reconhecimento do público e o perfil da turma consideramos alguns aspectos para a escolha do tema para a preparação da aula programada. Procuramos conciliar os conteúdos presentes na matriz curricular relacionados a etapa de ensino escolhida, e o tema proposto.
Abordar Contos e Histórias Infantis é uma temática que demonstra grande aceitação no ambiente escolar por trazer em suas raízes um aspecto pedagógico, lúdico que requer a relação ensino-aprendizagem. Capellini, (2012, p.34), relata que,
[...] estudos comprovaram a contribuição psicológica dos contos no tocante ao desenvolvimento da criança, como um dos recursos canalizadores de problemas existenciais, apaziguando-a por atuarem como válvula de escape para suas angústias, ansiedades e temores, proporcionando maior equilíbrio emocional”.
Da mesma forma, Bettelheim, (2011, p.25), explica que apesar de vivermos em um mundo contemporâneo, sob o impacto de um processo de globalização feito sob a hegemonia do capital, ainda assim, a prática de contar histórias permanece viva no cotidiano das crianças, tanto nas escolas como em casa.
Vale ressaltar que explorar esse aspecto lúdico particular da infância requer abrangência multidisciplinar propiciando um universo diversificado. A Lei de Diretrizes da Educação em seu artigo 26 deixa expressa: “a necessidade de se trabalhar com diferentes áreas de conhecimento que contemplem uma formação plena dos alunos” (BRASIL, 1996).
Elencamos as histórias infantis como tema gerador do nosso plano de aula. Os outros propósitos pedagógicos se realizarão
...