Plano De Aula
Pesquisas Acadêmicas: Plano De Aula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jmatiasso • 21/4/2014 • 782 Palavras (4 Páginas) • 251 Visualizações
Observações de aula
Turma 21 – 2º ano
Com o intuito de observar as aulas da professora titular do segundo ano turma 21, dirigi-me a Escola Municipal de Ensino Fundamental Carmela Dutra. Fui recebida muito bem pela Diretora e pela professora. Sentei-me num canto da sala. Lá a visão era perfeita da professora e dos alunos. São dezesseis alunos, oito meninas e oito meninos.
As classes estão dispostas em U, com alguns alunos sentados a sua frente. Os alunos com maior dificuldade tem atenção da professora. Alguns alunos conversam bastante, mas quando a professora pede silêncio para explicar eles param.
O aluno A tem dificuldade em concentrar- se nas tarefas. Brinca com tudo que aparece em sua frente, não sabe ler nem escrever. É teimosa e muitas vezes negasse a fazer os exercícios. A professora tem que ditar letra por letra. Não reconhece todas as letras.O aluno H sentasse a sua esquerda e a ajuda. Ela tenta de todas as maneiras copiar os exercícios desse colega, mas ele não deixa. Esse aluno é muito inteligente, tem atitudes maduras para a sua idade.
Os alunos B e C são muito dependentes da professora, precisam que esta lhes ajude a encontrar os cadernos para que possam copiar a lição que é passada no quadro. Alguns conversam entre si, mas acalmam- se quando a professora chama atenção. A aluna B vem com os temas feitos pela mãe. E sempre que vem buscá-la conversa com a professora.
Eles têm o lanche durante a aula, antes do recreio, quando são chamados dirigem- se ao banheiro para lavar as mãos e após vão até o refeitório. Logo depois voltam à sala para continuar a aula.
A aluna E é muito inteligente e ajuda os colegas que não conseguem acompanhar o ritmo da turma. Ao seu lado sentasse o aluno L ele tem atitudes infantis, seu lápis é todo ruído, demonstrando sua infantilidade. Ele também tem problemas em pronunciar algumas palavras e nos ditados troca letras. Quando não consegue escrever alguma palavra, pede ajuda a colega do lado ou a professora. A professora comentou que irá encaminha-lo novamente para a fonoaudióloga.
A professora interrompe várias vezes a aula para situar os alunos que acabam se perdendo.Muitas vezes mostra no livro a página ou o exercício em que estão.
A aluna G tem dificuldade na fala e de audição senta-se bem em frente à professora e várias vezes a mesma tem que repetir a ordem para que a menina faça. O aluno H sentasse a sua direita e a ajuda quando necessário. Esta aluna venceu muitas dificuldades durante o primeiro ano, comenta a professora. Foi encaminhada para a psicopedagoga, mas recebeu alta porque conseguiu vencer as dificuldades. Ela escreve com algumas trocas de letras e quando tem dúvidas pede a ajuda da professora. Ela frequenta reforço.
A aluna N sentasse na parte de trás da sala é uma aluna quieta, mas muito inteligente quase não apresenta erros de português e faz suas atividades sem a ajuda da professora.
O aluno V sentasse ao lado da aluna N, apesar de ser muito inteligente,é pouco caprichoso, seus materiais são desleixados. E sua letra é quase ilegível.
O aluno C sentasse ao lado da professora e não sabe ainda ler e escrever, mas copia tudo o que é passado no quadro. É um pouco desleixado com o material.
Os alunos J e O sentam-se no fundo da sala e são inteligentes
...