Plano De Aula
Artigos Científicos: Plano De Aula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 4/6/2014 • 672 Palavras (3 Páginas) • 434 Visualizações
1. Identificação
Temática: Festas Juninas
Tempo de execução: 10 dias
Áreas envolvidas: História, Geografia, Ensino Religioso, Cultura, Ciências e Linguagem.
Abrangência do Projeto: 6º ao 9º do Ensino Fundamental
2 Justificativa
O mês de junho e um mês que é marcado por grandes festividades em todas as regiões , e desperta uma grande interesse nas crianças em se envolver com as comemorações e atividades que envolve o mês. Essas festas envolve toda a comunidade com decorações típicas, comidas , musicas e brincadeiras . No contexto escolar não é diferente , pois a escola tem papel fundamental em resgatar e valorizar essas tradições.
3. Objetivo
3.1 Objetivo Geral:
Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto aos costumes que envolvem as festas juninas, para que os mesmos possam valorizar essas tradições culturais.
3.2 Objetivos Específicos:
Conhecer e preservar a própria tradição , conhecer a origem das festas juninas (História);
Compreender como são comemoradas essas festividades em alguns lugares do mundo (Geografia);
Conhecer a história de vida dos santos padroeiros dessas festividades (Ensino Religioso);
Estudar a simbologia e riqueza de tradições que envolvem as festas (Cultura)
Apreciar e conhecer as características rítmicas – musicais que compõem as festividades (Artes);
Estudar a culinária apreciada nessas festas (Ciências);
Estimular a criatividade, a imaginação e o envolvimento dos alunos em torno da temática, mediante produções textuais orais ou escritas, pesquisas e atividades artísticas (Linguagem).
3.3 Objetivo compartilhado:
Realizar um festival de cultura junina, no qual os alunos apresentarão os conhecimentos adquiridos acerca da temática e suas produções nas várias áreas disciplinares que dão suporte ao estudo.
4 Procedimentos Metodológicos e Atividades
Sugestões:
Em História: pesquisas na internet a origem das festas juninas . (atividade individual);
Em Geografia: pesquisa na Internet sobre as comemorações juninas em outros lugares , apresentação de seminários sobre o assunto (atividade em grupo- cada grupo fala sobre as tradições em um local diverso);
Em Religião: pesquisa na internet ou em livros acerca da história de vida dos santos: Antônio, João e Pedro; confeccionar cartazes com gravuras ou desenhos, fazendo um breve resumo da vida de cada um deles;
Em Cultura: aula expositiva de uma festa junina através de maquetes .
Em Artes: Pesquisar sobre os ritmos que envolvem as festas juninas e como se dança ,expor a pesquisa em aula dialogada .
Em Ciências: Pesquisar na internet os alimentos que fazem parte da culinária junina e como são produzidos. Elaborar resumos do conteúdo;
5 Recursos materiais
Papeis diversos , colas , tesoura , aparelho de som ,internet , computador , isopor , microfone , entre outros.
6 Avaliação
A avaliação será feita através da observação quanto ao empenho individual e coletivo dos alunos em desenvolver o projeto.
7 Culminância
Para a culminância do projeto a proposta é realizar um Festival de Cultura Junina, com organização de apresentações das produções por área disciplinar.
São duas as funções principais das cerimônias de fechamento de um projeto : dar ao aluno visibilidade para o processo de aprendizagem pelo qual passou e apresentar o trabalho da turma para a comunidade e os pais, que são estimulados a perceber o avanço de seus filhos.
O evento só cumprirá esses dois papéis se estiverem prevista a exposição dos objetivos de cada atividade realizada, dos registros das várias versões do produto final e das fotos que ilustram o processo. Fazer uma festa bonita não deve ser a maior preocupação da escola- como é bastante comum -, mas o mínimo de organização precisa ser garantido.
Sem despender muito tempo nessa tarefa, professores e gestores precisam tomar uma série de providências, como conseguir microfones para as apresentações orais, organizar as cadeiras para os convidados e distribuir pelo espaço reservado para o evento suportes para expor os trabalhos. "Não é correto transformar a culminância na grande estrela de um projeto. O mais atrativo é o caminho pelo qual todos passaram e as realizações das crianças". A participação dos alunos na culminância deve ter caráter pedagógico, incluindo a definição de critérios para a exposição do material, e não na produção de enfeites, o que não se relacionam a nenhum objetivo.
Referencias bibliográficas www.pedagogiaemfoco.pro.br/gppp01.htm
www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0288.html
...