Plano De Aula
Casos: Plano De Aula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geremias15 • 7/12/2014 • 831 Palavras (4 Páginas) • 620 Visualizações
Plano de Aula
Escola: Escola Estadual da Fazenda Eduardo Nogueira
Professora Estagiária: Creuzionília Ribeiro Ramos
DISCIPLINA: Matemática
PÉRIODO: 9º ano
Tema: FORMAS GEOMÉTRICAS
A Geometria é a parte da Matemática que estuda as formas encontradas na natureza e as construídas pelo homem. As formas encontradas e com as quais estamos diariamente em contato são classificadas em unidimensional, bidimensional e tridimensional.
A reta é uma forma classificada como unidimensional, isto é, possui apenas uma dimensão, um único sentido. A rodovia é um bom exemplo de forma unidimensional. As formas que possuem comprimento e largura são classificadas em bidimensional, dois sentidos diferentes. Como exemplo de formas bidimensionais tem o campo de futebol, a superfície de uma parede, a folha de um caderno, entre outras. As formas classificadas como tridimensionais são as que possuem comprimento, largura e altura. Estão presentes em diversas situações. Um exemplo muito legal na observação de uma forma tridimensional pode ser realizado dentro de nossas casas, visualizando o encontro de duas paredes.
OBJETIVOS:
Geral:
Desenvolver a capacidade de compreensão identificando propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações.
Específicos:
- Representar formas geométricas simples, identificando os nomes das mesmas.
-Reconhecer as formas geométricas identificando-nos diferentes espaços, inclusive nas obras de arte.
- Identificar formas geométricas presentes na obras da pintora Tarsila do Amaral, assim como conhecer um pouco da vida e obra da pintora.
- Explorar a navegação na internet, usando uma Webquest
CONTEÚDOS:
- Formas geométricas
- Espaço e forma bidimensional e tridimensional
- Vida e obras da pintora Tarsila do Amaral
Desenvolvimento do tema:
Com a História da Matemática, tem-se a possibilidade de buscar uma nova forma de ver e entender a matemática, tornando-a contextualizada, integrada com as outras disciplinas, agradável, criativa, humanizada.
Em todos os momentos da história e em todas as civilizações, as ideias matemáticas estão presentes em todas as formas de fazer e de saber (D’AMBROSIO, 1999, p. 97).
O pensamento geométrico vem para compreender as relações e representações de espaço que as crianças desenvolvem, desde muito pequenas, iniciando pela exploração sensorial dos objetos, das ações e deslocamentos que realizam no meio ambiente. A partir da exploração do seu redor e por meio da percepção descobrem profundidades, analisam objetos, formas, dimensões, organizam mentalmente seus deslocamentos podendo representá-los por meio de desenhos. Com a contribuição do adulto, as interações entre a criança, jogos e as brincadeiras podem proporcionar a exploração espacial em três perspectivas: as relações espaciais contidas nos objetos, as relações espaciais entre os objetos e as relações espaciais nos deslocamentos.
Com isso vimos que é preciso compreender o homem não só em seu crescimento, mas também em seu desenvolvimento mental, social, motor, físico e emocional, ou seja, o biológico deve sempre interagir com o social e o psicológico.
Segundo Jean Piaget, desde o nascimento a criança resolve os seus problemas através da percepção e dos movimentos, percebe o ambiente e age sobre o mesmo, na sua teoria o desenvolvimento infantil que é uma interação entre
...