Plano De Aula De Hardware
Monografias: Plano De Aula De Hardware. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glaucocaragua • 7/9/2014 • 3.002 Palavras (13 Páginas) • 482 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO – IFSP
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE TRABALHADORES – FIC DE OPERADOR DE COMPUTADOR
Campus __________________
2014
SUMÁRIO
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO 3
2. CARACTERÍSTICAS DO CURSO 4
3. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO 5
4. MATRIZ CURRICULAR 7
5. EMENTAS DOS COMPONENTES CURRICULARES 8
6. DOCUMENTOS ANEXOS 16
7. REFERÊNCIAS 16
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
PROCESSO NÚMERO:
NOME DO CURSO: OPERADOR DE COMPUTADOR
EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação
COORDENAÇÃO:
Coordenador:
E-mail:
Telefone:
COMISSÃO RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO:
- Adriano Leite Ribeiro
- Álvaro Gianelli
- Juliana Gimenes Gianelli
- Paulo José Evaristo da Silva
- Roberto Nunes Duarte
- Breno Lisi Romano
- Vágner Renato Rovani
- Menoti Borri
2. CARACTERÍSTICAS DO CURSO
Nível: Educação Básica
Modalidade: Formação Inicial e Formação Continuada - FIC
Forma de Oferta: Presencial
Tempo de duração do curso: 3 meses
Turno de oferta:
Horário de oferta do curso:
Carga horária Total: 160 horas
Número máximo de vagas do curso:
Número mínimo de vagas do curso: 20 vagas
Requisitos de acesso ao Curso: Ensino Fundamental II Incompleto
Periodicidade da Oferta:
Instituição Parceira:
3. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
3.1 - Justificativa da oferta do Curso:
Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei Nº.12.513/2011 pela presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológico (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.
Optou-se por escolher o presente curso em razão da demanda apresentada, a fim de qualificar trabalhadores e demais beneficiários dos programas federais de transferência de renda.
3.2 - Objetivos do Curso:
Capacitar os estudantes para realizar a instalação, configuração e operação de sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos;
Formar para identificar a entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual.
3.3 - Perfil profissional de Conclusão:
O egresso ao concluir o curso deverá ser capaz de Instalar, configurar e operar os sistemas operacionais cliente, aplicativos de escritório e periféricos. Organizar entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual.
Ainda, levado a conhecer os elementos essenciais de multimídia, utilizar e consultar recursos da Internet (Educação, Pesquisa, Entretenimento, Comércio Eletrônico, Banco de Empregos, E-Mail, Redes Sociais e outros benefícios que a WEB proporciona).
3.4 - Avaliação da aprendizagem:
Conforme indicado na LDB – Lei 9394/96 – a avaliação do processo de aprendizagem dos estudantes deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. Da mesma forma, no IFSP é previsto pela “Organização Didática” que a avaliação seja norteada pela concepção formativa, processual e continua, pressupondo a contextualização dos conhecimentos e das atividades desenvolvidas, a fim de propiciar um diagnóstico do processo
...