Plano De Estágio De Enfermagem
Exames: Plano De Estágio De Enfermagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dnilson • 27/11/2014 • 940 Palavras (4 Páginas) • 843 Visualizações
INTRODUÇÃO
Estágio segundo Bousso et al (2000), "é o locus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativamente e sistematicamente." Bousso lembra que o estágio é essencial à formação do aluno como um momento específico de sua aprendizagem, propiciando ao aluno reflexão sobre a ação profissional e visão crítica da dinâmica das relações existentes no campo institucional, apoiados na supervisão enquanto processo dinâmico e criativo, tendo em vista possibilitar a elaboração de novos conhecimentos.
OBJETIVOS:
Bousso relata que o objetivo do estágio visa aprimorar a capacidade do aluno para o processo de cuidar da pessoa, no contexto de suas vivências, e desenvolver o processo de investigação como instrumento de intervenção da prática do enfermeiro. Já Lima et al (2013) diz que propicia que o estudante entre em contato direto com a realidade de saúde da população, o que pode ser considerado de grande importância para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como, para a consolidação dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de graduação, por meio da relação teoria-prática.
METODOLOGIA:
A carga horária total do estágio curricular I, é de 400 horas, utilizadas para desenvolvimento de atividades de campo, e destinadas aos encontros semanais para a discussão de assuntos teóricos para avaliações e persistentes ao campo de estágio além de levantamento de dificuldades no decorrer do estágio.
A sistemática de supervisão dos alunos será realizada pelos professores da IES e ocorrerá durante as dezenove semanas do período letivo. Os professores supervisores do estágio farão orientação, controle e acompanhamento das atividades e avaliação, visando à consecução dos objetivos propostos. As atividades serão planejadas pelos alunos, orientadas pelos professores da IES e/ou pelos profissionais do campo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Estabelecer a interação entre a teoria e a prática incentivando a reflexão crítica, o julgamento clínico e a abordagem humanista no cuidar/cuidado de enfermagem à pessoa em situações clínicas e cirúrgicas, reconhecendo o ser humano em suas dimensões biológicas, culturais, psíquicas e espirituais;
-Capacitar o educando para a execução das fases da Sistematização da Assistência de Enfermagem, utilizando a taxonomia dos Diagnósticos de Enfermagem da North American Nursing Diagnostic Association (NANDA);
-Desenvolver habilidades psicomotoras, reflexivas, críticas e criativas da atuação do enfermeiro;
-Identificar o papel do enfermeiro como elemento da equipe de saúde no âmbito hospitalar;
-Identificar o perfil epidemiológico da população com agravos clínicos e cirúrgicos;
-Prestar cuidados de Enfermagem ao paciente/cliente em situações clínicas e cirúrgicas ampliando sua atuação à família e à comunidade entendendo estes como o núcleo básico da abordagem e do atendimento à saúde.
-Possibilitar ao acadêmico, oportunidade de desempenhar habilidades e atitudes em campo, ou seja, aplicação teórica-prática, mediante conteúdo desenvolvido em sala de aula e práticas de laboratório.
-Dar subsídios ao acadêmico para que este desempenhe suas funções como profissional de Enfermagem com autonomia, bom senso, responsabilidade e conhecimento científico dentro de uma visão crítica e técnico-reflexiva de assistência ao cliente.
-Avaliar o acadêmico contextualizado no espaço em que o estágio é concretizado.
Promover a capacitação técnica e senso crítico do acadêmico em relação à realidade da saúde e dos serviços de saúde, estimulando sua participação efetiva na prestação da assistência de enfermagem, no planejamento e gestão do serviço de saúde.
-Despertar no aluno o interesse científico em subsidiar projetos que futuramente possam engrandecer o atendimento ao paciente, bem como enaltecer o trabalho da instituição com projeção na sociedade.
-Identificar aspectos éticos e legais durante o desenvolvimento das ações de enfermagem no campo do Estágio Hospitalar Supervisionado.
-Analisar o campo de atuação do enfermeiro e seus desafios contemporâneos.
-Dominar a linguagem apropriada, expressando conceitos e soluções, quando necessário.
-Interagir com a equipe multiprofissional, de modo a utilizar conhecimentos diversos e atuar em equipe multidisciplinar.
IMPORTANCIA PARA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Segundo marroni (2013), tem a importância de formar um enfermeiro generalista dotado de pensamento crítico, reflexivo e criativo para o exercício profissional pautado no humanismo e nas referências técnica, científicas, éticas e bioéticas que constituem a ciência
...