Plano De Marketing
Casos: Plano De Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jennixavier • 1/9/2014 • 1.502 Palavras (7 Páginas) • 326 Visualizações
2.2.4. Composto de Marketing
Composto de Marketing, também conhecido como Marketing Mix é o conjunto de ferramentas que uma organização utiliza no desenvolvimento de valor para o cliente. Esse composto ajuda a empresa a desenvolver uma estratégia de posicionamento de mercado.
Seu desenvolvimento é exatamente para apoiar a estratégia de posicionamento de um determinado produto/serviço. Segundo Kotler e Keller (2006), dentro do comporto de marketing, as decisões devem ser tomadas para que tenham influência nos canais de divulgação e sobre os clientes. Ainda afirmam que as empresas podem alterar seus preços, tamanhos, forças de vendas, e despesas com propagandas, isso no curto prazo, mas o desenvolvimento de novos produtos e a modificação dos canais de comunicação, somente serão eficiente, quando feitos no longo prazo.
Para Peter (2005), a definição de um composto de marketing é uma combinação de ferramentas estratégicas, utilizadas para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos da organização.
Essas definições indicam que o foco do composto de marketing é para o cliente, pois atendendo suas necessidades, a empresa automaticamente estará cumprindo suas metas para seu sustento e consequentemente seu crescimento.
Dividido em quatro seções, chamadas de 4 P’s, são eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.
2.2.4.1. Produto / Serviço
A parte mais importante do composto, afinal ele quem justifica a existência da empresa. Considerado o objeto principal nas relações de troca, podendo ser oferecidos no mercado, para pessoas físicas ou jurídicas. Seu objetivo é proporcionar a satisfação de quem o adquire e/ou consome.
2.2.4.2. Preço
Considerado um dos elementos vitais no composto de marketing, pois é o único “P” que produz receitas. O preço pode ter um objetivo de marketing para conquistar o cliente e/ou mercado, em comparação a concorrência. Por isso, podemos afirmar que o preço, exerce uma forte influência sobre os resultados da empresa e por consequência uma atenção especial no mercado.
2.2.4.3. Praça / Distribuição
A cada dia que passa, seu grau de importância aumenta. Isso porque os clientes estão cada vez mais exigentes e uma distribuição bem estruturada tem o poder de gerar uma grande vantagem competitiva.
2.2.4.4. Promoção
A promoção é o ponto chave para as vendas. De nada adianta desenvolver um bom produto, obter um preço atraente, torná-lo acessível, se não comunicar para seus clientes em potencial? O problema não é comunicar, mas sim o que dizer e para quem dizer, quando e com qual frequência investir.
2.3. Serviços
Serviço é toda e qualquer atividade ao beneficio, obrigatoriamente intangível, que uma parte pode oferecer a outra. Peter (2000) menciona que serviços, são como empréstimos bancários ou seguros residenciais, que são intangíveis.
É possível perceber que as organizações que vendem serviços, possuem maiores cuidados a atenção na abordagem dos compostos, que são: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade.
A Intangibilidade significa não ser visto, provado, sentido e nem cheirado. Portanto o marketing possui o desafio de tentar tornar o serviço tangível. Quanto a inseparabilidade, ela garante que o serviço é produzido, entregue e consumido. A seguir, temos a variabilidade que significa que um serviço nunca é igual ao outro. E por ultimo, temos a perecibilidade, ou seja, o produto não pode ser estocado.
A grande ferramenta para o marketing de serviços é conhecido ‘marketing boca a boca’, muito embora possa ser uma via de duas mãos, quando realizado de maneira a transmitir uma mensagem positiva, traz inúmeros benefícios a organização.
“Á medida que as economias evoluem, uma proporção cada vez maior de suas atividades se concentra na produção de serviços [...] Muitas ofertas ao mercado consistem em um mix variável de bens e serviços” (KOTLER, 2000, p. 25)
2.4. Planejamento
O planejamento é realizado quando existe um objetivo a alcançar, desenhando formas de alcançá-lo. Quando não se pensa no que fazer, há ausência no planejamento, podendo ocorrer de maneira formal ou informal.
O planejamento informal, que pode ser exemplificado como uma viagem, com seu percurso pela via mais conveniente e que de ultima hora, por fatores ambientais deve ter o seu trajeto alterado para outra via. No caso, é alterada somente a estratégia, o objetivo permanece o mesmo.
Por outro lado, o planejamento formal, geralmente é por escrito, exigindo técnica e conselhos para a apresentação de maiores resultados. É justamente esse tipo de plano que o trabalho se trata, com a proposta de analisar e informar como fazer um planejamento para uma micro e pequena empresa.
2.4.1. Planejamento estratégico
O planejamento pode ser feito em diversos departamentos de uma empresa, entre eles são, recursos humanos, finanças, produção, marketing etc. Cada um com seu plano específico para em seguida serem reunidos para ajustes, visando o objetivo da organização. O planejamento estratégico refere-se a esse planejamento, que envolve a organização num todo.
Planejamento estratégico é o processo gerencial de desenvolver e manter uma direção estratégica que alinhe as metas e os recursos da organização com suas mutantes oportunidades de mercado. (1988, KOTLER.P;BLOOM, pag. 62)
De acordo com Kotler, planejar estrategicamente é estar sintonizado com o mercado, visando à adaptação da direção estratégica de cada uma de suas concorrentes. Definido como um processo de desenvolvimento e manutenção de uma referência estratégica entre os objetivos e as capacidades da empresa e as mudanças de suas capacidades no mercado.
2.4.2. O que é planejamento de marketing?
O termo planejamento de marketing é utilizado para descrever métodos para atingis os objetivos de marketing. Pode parecer simples, mas na verdade é muito complexo. Os objetivos e os recursos necessários podem variar com o tempo dentro da empresa. Planejamento de marketing é usado para segmentar o mercado, identificar seu posicionamento, prever o tamanho e planejar uma participação viável de mercado dentro de cada segmento.
O processo envolve:
• Realizar
...