Plano De Marketing Para Uma Usina De Resíduos De Coco
Trabalho Universitário: Plano De Marketing Para Uma Usina De Resíduos De Coco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ccorrea • 30/5/2014 • 4.302 Palavras (18 Páginas) • 409 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A preocupação com a preservação do meio ambiente e de espécies ameaçadas de extinção, tem feito com que nos preocupemos cada vez mais com questões que antes não prestávamos atenção.
A utilização consciente e sustentável de recursos naturais se faz necessário à nossa subsistência no planeta. A água, a flora e a fauna precisam uma da outra para permanecer na terra, portanto preservar é garantir qualidade de vida às gerações futuras.
Apesar de vivermos uma época em que a tecnologia encontra-se avançada, nosso planeta ainda sofre com a irresponsabilidade de muitos. Para isto devemos trabalhar de modo a atenuar problemas ambientais.
Atualmente, montar um negócio rentável e ecológico tornou-se um modelo a ser seguido. A rentabilidade determina a sobrevivência e sucesso da empresa e aliar este item “empresa ecologicamente correta” nos dá um diferencial.
“...criar e conduzir um negócio sustentável não é moda passageira. Trata-se de uma estratégia empresarial necessária para a real e duradoura sobrevivência da empresa. Hoje pode-se dizer que alguns negócios sustentáveis estão acupando nichos de mercado, mas num futuro não tão distante as empresas que não tiverem alinhadas com o princípio da sustentabilidade não serão viáveis.” (DANTAS, 2005, p.101 )
A qualidade deixou de ser um diferencial para tornar-se apenas uma característica na organização, se inseriu no mercado como uma norma pré-estabelecida para todas as empresas que buscam competitividade.
De conformidade com a qualidade, já temos o ISO-14000, que estabelece a qualidade na prestação de serviços, com foco na preservação do meio ambiente e o crescimento sustentável.
Longe de ser apenas uma tendência, temos uma realidade a ser seguida, que de fato está mudando a visão das organizações com vistas ao crescimento e lucro de forma não só preservar, mas reutilizar o que seria descartado.
Esta é a missão da RE-NOVO:
“Crescer através da geração de renda com o beneficiamento do coco.”
1.1 MAPEAMENTO DA EMPRESA E CONCEITOS
Siqueira e outros (2002) afirmam que o coco é uma fruta tropical, cultivada em países com clima quente, com cultivo de 11,6 milhões de hectares em 86 países (países do continente Asiático, Africano, América Latina e Região do Pacífico).
Aqui no Brasil o coco é cultivado em larga escala na região costeira do Norte/Nordeste, compreendendo as maiores concentrações de plantio nos estados da Bahia, Pará e Ceará.
A EMBRAPA e a empresa FORTALMAG criaram máquinas, para o beneficiamento da casca do coco. Essas máquinas operam o beneficiamento, segundo Morsyleide (2007) em três etapas:
1. Trituração: em que o coco é cortado e triturado;
2. Prensagem: o coco é formado de 85% de partes úmidas constituintes de sais minerais, a prensagem mecânica, retira a umidade, possibilitando perfeita adequação do resíduo para próxima etapa.
3. Seleção: após as etapas passadas, é efetuado a separação da fibra do pó.
4. Briquetagem: após a secagem das fibras a matéria-prima é enviada até a maquina briquetadeira para elaboração dos briquetes.
Já para o beneficiamento à comercialização da casca de coco contamos os seguintes passos:
1. Coleta dos Resíduos (cascas de coco);
2. Recepção das cascas e disponibilização no estoque;
3. Trituração onde o coco é cortado e triturado;
4. Prensagem: separação das partes secas das úmidas;
5. Seleção: separação do pó das fibras.
Para o pó:
1. O material é prensado, embalado e armazenado e colocado à disposição para comercialização.
Para a fibra:
1. O material é prensado, enviado a briquetagem, embalado e armazenado e colocado à disposição para comercialização.
Para todos estes procedimentos a empresa contará com, 4 máquinas de beneficiamento de casca de coco (compostas de 01 triturador, 01 prensa, 01 briquetadeira e 01 secador solar, com capacidade para processar 5 toneladas/dia de briquetes. Terá um contingente de 06 funcionários, compreendidos em 03 operadores de máquinas, 01 auxiliar de operação, 01 auxiliar de serviços gerais e 01 auxiliar administrativo. Necessitará de um espaço físico de caráter médio, compreendido em 1000 m2.
1.3 ANÁLISE DO PRODUTO
A fibra e o pó advindos do coco têm um grande potencial de aceitação no mercado, já que o sub-produto obtido pelo beneficiamento da casca do coco, tem várias utilidades.
Sabe-se que atualmente a fibra de coco já é utilizada para estofamento de bancos de veículos automotores, ração para peixes, como vasos para várias plantas, etc.
A fibra e o pó advindos do coco têm um grande potencial de aceitação no mercado, já que o sub-produto obtido pelo beneficiamento da casca do coco, tem várias utilidades.
O coco é um fruto constituído das seguintes partes:
Fonte: 20o CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL caput Fonte: Adaptado de FREMOND et al, 1969.
Essas composições variam de acordo com as espécies existentes no ecossistema dependendo do lugar que foi cultivado, o solo, época e a quantidade de chuva. (KAMPF E FERMINO, 2000 apud ROSA; SILVA, 2003).
Cada espécie de coco é adequada a um tipo de produto. Este fato deve ser levado em conta no momento do processamento do resíduo.
Diferentes espécies devem ser separadas para o beneficiamento, no entanto o maquinário está apropriado para qualquer qualidade de coco.
No site wikipédia o coco é descrito da seguinte forma:
O coco fornece um sem número de artigos importantes, como o leite de coco, a parte aderente à casca e as fibras. A parte interna, rica em albumina e gordura, é picada e ralada e depois vendida sob o nome de copra.. Da copra retiram-se o óleo, a gordura de coco e o óleo de copra ou copraol.
...