Plano de Trabalho Social
Tese: Plano de Trabalho Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elvi • 13/10/2014 • Tese • 409 Palavras (2 Páginas) • 519 Visualizações
IDENTIFICAÇÃO:
Plano de Trabalho Social
OBJETIVO GERAL:
Acolher e oferecer oportunidades para que os usuários reconheçam e desenvolvam suas potencialidades e se percebam como sujeitos de direitos e deveres.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Modelo de Acompanhamento Familiar para os CRAS – Propiciar às famílias atendidas, atividades e processos sócio-educativos, por meio de reuniões, palestras e oficinas, que repercutam em oportunidades, garantindo nas ações a participação do indivíduo na opção e construção do seu projeto de vida.
Promover ações que ajudem os usuários a conscientização e interação com problemas existentes na sociedade.
Oferecer um acompanhamento que priorize e considere as necessidades e singularidades apresentadas por cada usuário e discutir a participação da família através de orientações, palestras, dinâmicas de grupos, entre outros.
Priorizar momentos de troca, cuidado, atenção, solidariedade e ação em conjunto para transformação da realidade.
METODOLOGIA:
A metodologia do trabalho para a realização das estratégias, se adequará às necessidades dos usuários, familiares e grupos atendidos, reconhecendo suas realidades e práticas, assim, progressivamente, podendo chegar a ações transformadoras.
Atribuições Serviço Social
Assegurar os direitos dos usuários.
Orientar a população atendida, e seus familiares quanto acesso à busca de seus direitos e deveres.
Coordenar o atendimento a população atendida, acolhida, escuta, orientações e encaminhamentos.
Fazer acompanhamento individual, grupal e familiar.
Assegurar um processo de contato junto aos familiares.
Acompanhar o trabalho com a Instituição
Articulações externas.
Visitas Institucionais.
Estratégias:
Supervisão Gerencial:
Reunião semanal
Planejamento mensal.
Levantamentos de dificuldades.
Estudos de casos.
Elaboração de atividades.
Plantão Social:
Informações sobre a natureza, objetivos e rotinas dos serviços, incluindo as normas de funcionamento e os direitos dos usuários do serviço.
Garantia de espaço onde o usuário possa ser ouvido,orientado e encaminhado dentro das suas necessidades pessoais e sociais, através de procedimentos de referência e contra referência à rede sócio assistencial.
Informações e referências para o demandatário de serviços providos pelas redes locais, distritais, regionais, municipais, estaduais, proteção social, órgãos de defesa de direitos, redes de ajuda e programas e serviços públicos, procedendo
...