Plano de lição de resposta PSICOLOGIA
Ensaio: Plano de lição de resposta PSICOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaypessoa94 • 14/6/2014 • Ensaio • 274 Palavras (2 Páginas) • 342 Visualizações
Resposta plano de aula 07 – Psicologia
Questão 1.
Não é necessário ser vitima, pois os relatos de violência estão sempre na mídia, sendo divulgada por emissoras de tv, rádios, internet e etc. Sendo assim, todas as pessoas tem a informação do que pode vir a acontecer.
O medo da violência pode gerar perda de confiança, insônia, depressão e ansiedade ou pânico.
QUESTÃO OBJETIVA
RESPOSTA: Alternativa A (Apresentar as justificativas que ocasionam a violência)
Leia as reportagens com atenção e marque as situações que você considera que sejam preconceito, estereótipo e discriminação.
Resposta: ESTEREÓTIPO
• Trecho reportagem 1
“As pessoas tem que entender que abrigaremos uma escola, e não um presídio...”.
PRECONCEITO
• Trecho reportagem 1
“Localizado na estrada de Jacarepaguá, em meio à Floresta da Tijuca, o condomínio Village da Floresta enfrenta a proposta da prefeitura de construir uma escola municipal de ensino médio em suas dependências. A maior parte dos moradores não concorda com a ideia. Eles temem pela desvalorização dos imóveis e pela segurança...”.
• Trechos reportagem 2
”X era constantemente ridicularizada pelos colegas por causa do cabelo crespo...”.
“Na escola Thomas Mann, no Cachambi, foi identificado o caso de uma aluna, de 13 anos, que sofria a humilhação de ser chamada de feia e recebia apelidos constrangedores...”.
DISCRIMINAÇÃO
• Trechos reportagem 2
“A humilhação sofrida por X é um caso exemplar de bullying – comportamento agressivo apresentado por grupos de alunos contra um ou mais colegas em situação de desigualdade...”
“O fato só foi descoberto quando o aluno alvo, de 15 anos, considerado introvertido demais pelos colegas, foi espancado dentro do banheiro da escola. As humilhações, até então, não tinham sido percebidas pelos professores, já que, na maioria das vezes, o aluno alvo não busca ajuda, preferindo o silêncio...”.
...