Planos Sociais
Exames: Planos Sociais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JackelineSMD • 17/4/2014 • 1.525 Palavras (7 Páginas) • 319 Visualizações
PLANOS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS
Introdução
O assunto abordado pelo grupo neste trabalho é um assunto muito debatido, pois o mercado exige cada vez mais pessoas eficazes e talentosas consigo, tendo que oferecer bons benefícios em troca para atraí-los.
No decorrer estaremos abordando vários pontos como: remuneração direta e indireta, conceito de benefícios, suas origens, diferentes tipos, relação entre oferta de benefício e satisfação das necessidades humanas e outros assuntos.
O que é Remuneração Direta e Indireta
A remuneração direta nada mais é do que o salário pago em relação ao cargo ocupado e representa apenas uma parte do pacote de remuneração que as empresas oferecem aos seus funcionários.
Existem outras formas de remuneração além do pagamento em salário, ou seja, os benefícios e serviços sociais, como vale transporte, vale refeição, plano de saúde, etc que constituem a gama da remuneração indireta.
Contudo podemos perceber que a remuneração direta, isto é, o salário é oferecido proporcionalmente ao cargo ocupado, enquanto a remuneração indireta é oferecida para todos os funcionários, independente do cargo ocupado.
Introdução:
O que são Benefícios Sociais?
O Benefício social é uma forma de remuneração indireta, cujo objetivo é oferecer aos funcionários, uma base para a satisfação de suas necessidades pessoais. São aquelas facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as empresas oferecem aos seus funcionários, no sentido de poupar-lhe esforços e preocupação.
Eles constituem um aspecto muito importante dentro do pacote de remuneração.
Origens dos Benefícios Sociais
Suas origens são recentes e estão ligados com a crescente conscientização da responsabilidade social da empresa.
Os principais fatores que contribuíram para o surgimento e levaram ao crescimento dos planos de serviços e benefícios sociais são:
1) Legislação trabalhista e providenciaria imposta pelo governo.
2) Exigências dos sindicatos
3) A atividade dos funcionários em relação aos benefícios sociais
4) A própria competição entre as empresas na parte de RH, tanto para manter os funcionários como para atraí-los.
5) Controle salariais exercidos indiretamente pelo mercado, mediante concorrência de preços dos produtos e serviços.
6) Impostos atribuídos às empresas; estas procuram localizar e explorar meios de fazerem deduções de suas obrigações tributárias.
Tipos de Benefícios.
Os planos de serviços e Benefícios Sociais são planejados para auxiliar o empregado em três áreas distintas.
1. no exercício do cargo;
através de gratificações, seguro de vida, prêmios de produção etc.
2. fora do cargo, mas dentro da empresa;
através de lazer, refeitório, cantina, transporte etc.
3. fora da empresa, ou seja, na comunidade;
por meio de recreação, atividades comunitárias etc.
Os Planos de Benefícios sociais podem ser classificados de acordo com sua exigência, sua natureza e seus objetivos.
1) Quanto à sua Exigência
Os planos podem ser classificados em legais ou expontâneos.
Benefícios Legais são os benefícios exigidos pela legislação trabalhista; previdenciária ou por convenção coletiva entre sindicatos.
Benefícios Espontâneos são os benefícios concedidos por liberdade das empresas, já que não são exigidos por lei, nem por negociação coletiva.
2) Quanto à sua Natureza
Os planos podem ser classificados em monetários ou não monetários.
Benefícios Monetários são os benefícios concedidos em dinheiro, através da folha de pagamento e gerando encargos sociais deles decorrentes.
Benefícios não Monetários são os benefícios oferecidos na forma de serviços, vantagens ou facilidades para os usuários.
3) Quanto aos seus Objetivos
Os planos podem ser classificados; quanto aos seus objetivos em três áreas; assistências, recreativos, supletivos.
Planos Assitenciais, são os benefícios que visam provar o empregado e sua família de certas condições de segurança e previdência em caso de imprevistos ou emergência.
Plano Recreativos, são serviços e benefícios que visam proporcionar ao empregado condições de repouso, diversão recreação, higiene mental ou lazer construtivo. Em alguns casos esses benefícios se estendem à família do empregado.
Plano Supletivos, são serviços e benefícios que visam proporcionar aos empregados certas facilidades, conveniências e utilidades, para melhorar sua qualidade de vida. Os planos supletivos constituem aquelas facilidades que se a empresa não a oferecesse, o empregado teria que providenciá-la por si próprio.
Oferta de Benefícios e Satisfação das Necessidades Humanas
O plano de benefícios sociais geralmente é oferecido no sentido de atender a um leque diferente de necessidades dos empregados.
Dentro dessa concepção de atendimento às necessidades humanas, os serviços e benefícios sociais constituem um esquema integrado capaz de satisfazer aqueles fatores insatisfacientes (ambientais ou higiênicos), bem como fatores satisfacientes (motivacionais ou intrínsecos) descritos por Frederick Herzberg.
Os antigos e tradicionais pacotes fixos e genéricos de benefícios estão sofrendo mudanças rumo à flexibilização.
De homogêneos e fixos
...