Poema Saudade
Por: elis2000 • 22/4/2016 • Dissertação • 552 Palavras (3 Páginas) • 496 Visualizações
Saudade
Saudade tem cor, tem cheiro, tem gestos, tem nome, tem som, tem forma...
Saudade não se sabe explicar, não se sabe desenhar, muito menos exemplificar; saudade quando bate te alegra, te machuca, te faz sorrir ou te faz chorar.
Saudade é codnome da lembrança/dá nostalgia, te faz reviver momentos que no passado eram corriqueiros, mas no presente parecem distantes e únicos, mesmo tão intocáveis são tão verdadeiros.
Saudade te corrói a alma e atinge a profundeza do teu ser, porque com ela nada se pode fazer.
Há saudades da infância, de lugares, de pessoas, de momentos, essa saudade não te machuca apenas te faz regressar a um tempo que não volta, mas que estará sempre na tua lembrança. A vida sempre foi feita de escolhas e as que você escolher irá seguir para sempre no teu DNA.
A saudade que machuca não é essa, e até pouco tempo atrás eu não tinha tido noção do vazio que ela causa e como o tempo nesse caso é o melhor aliado.
A saudade da perda de alguém que amamos, faz com que um pouco de nós se vá também, um pouco da nossa alegria, das nossas experiências, dos nossos momentos; Ela no início está sempre contigo parece um abismo irreal, uma dor sem limites, um vazio sem fim, mas o tempo vai chegando e compartilha contigo a dor da saudade e assim você passa a acreditar que ela finalmente irá partir e você poderá novamente ser o que era. Mas basta uma música, uma data, uma roupa, uma simples frase e você descobre que ela (saudade) sempre esteve contigo, o que mudou é que você aprendeu a conviver com ela.
É com essa convivência que temos a constatação que a vida realmente é passageira, e que todos que amamos inclusive nós mesmos, um dia partirão pra eternidade, e todo esse plano físico ficará pra trás e só restará pra quem fica, a bendita saudade e não ouse pensar que toda vez que ela bater na sua porta, você vai estar preparado, porque não estará, o teu envolvimento com quem se foi vai definir o quanto vai ser difícil suportar a sua presença.
É com base nessas perdas que acho que conseguir transcrever um pouco do vazio que se aloja no meu ser, primeiro pelo meu ex sogro quando se foi, doeu muito, por tudo que foi pra mim e pro meu filho, depois o meu pai, ahhh meu pai que dor foi a sua partida e lá se vão quase 1 ano e meio e ainda dói tanto, as vezes choro por ouvir as músicas que ele gostava, é choro... porque a saudade traz com ela algumas lágrimas, nem sempre tão fáceis de suportar, o que eu não daria pra ouvir novamente a sua voz e aquele abraço apertado, o que eu não daria pra poder dizer tudo que em algum momento eu não disse.
E agora se foi minha vózinha e com ela sua sabedoria, doçura e força. Ao longo dos seus 91 anos muito bem vividos, ela parecia uma fortaleza intocável, a quem já havia vencido inúmeras batalhas, mas eis que surge um motivo inesperado e a leva de nós.
É a morte só pede uma desculpa, da hora ninguém irá escapar, mas ainda bem que sempre restará pra quem ficar ela... a sempre e única saudade.
...