Política Monetaria Fiscal E Expansionista
Dissertações: Política Monetaria Fiscal E Expansionista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielaciuffi • 5/12/2014 • 257 Palavras (2 Páginas) • 1.225 Visualizações
Introdução
Por meio das políticas monetária e fiscal, os governos têm o poder de intervir na economia, seja para reverter uma situação de recessão ou para desacelerar a economia em um cenário inflacionário. Essa discussão se tornou muito frequente após as crises nos Estados Unidos e na Europa, cujos efeitos interferem diretamente na dinâmica econômica mundial. Compreender os efeitos de tais políticas é determinante para o posicionamento estratégico das empresas frente às possíveis mudanças no cenário político e econômico.
Objetivo
Compreender e identificar os efeitos das políticas monetárias e fiscais, contracionistas ou expansionistas, em uma economia globalizada.
Parte 1
A partir das informações abordadas nas aulas e nos capítulos referentes à políticas monetárias, inicie esta atividade identificando as características principais dos instrumentos de política monetária, descrevendo os efeitos teóricos das medidas contracionistas e expansionistas em determinada economia.
Define-se Política Monetária como controle de oferta de moeda e da taxa de juros a partir de um cenário econômico para estabilizar a moeda (muita ou pouca circulação).
No Brasil, o principal órgão que executa essas políticas é o BACEN.
A política divide-se em duas opções: Expansionista ou contracionista.
Expansionista: Medidas que aumentam a quantidade de moeda em circulação (baixar a taxa de juros), aquecendo a economia e gerando o crescimento desejado.
Contracionista: Diminui a quantidade de moeda, (aumento da taxa de juros). Desaquece a economia pois diminui o poder de compra da população, estabilizando ou até diminuindo os preços.
...