Política monetária
Seminário: Política monetária. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vinny12 • 1/12/2013 • Seminário • 350 Palavras (2 Páginas) • 197 Visualizações
Política Monetária
A política monetária tem como objetivo controlar a oferta de moeda na economia. Como isso acontece, quem determina a quantidade de dinheiro na economia é o conselho monetário com a participação do BACEN , ou seja ao determina a quantidade de dinheiro, tem-se a formação da taxa de juros, que pode ser simplificada como preço do dinheiro.
Então a lógica da política monetária consiste em controlar a oferta de moeda para determina a taxa de juros de referencia do mercado.
Aqui estão os instrumentos para controlar a moeda econômica:
1- Operação de mercado aberto (open market)- Que são caracterizados pela compra e venda de títulos públicos do BACEN.
O BACEN compra títulos públicos do mercado fazendo o pagamento em reais, de forma que a oferta da moeda aumenta, pois a BACEN está retirando um titulo que não é meio de pagamento e fornecendo ao mercado um ativo liquido que é a moeda que no caso é o real.
O banco central vende títulos públicos ao mercado recebendo o pagamento em reais, mais ocorre o inverso, pois o BACEN está ofertando um ativo menos liquido (titulo) e retirando do mercado um ativo mais liquido que é a moeda real.
Deposito Compulsório – São depósitos sob a forma de reserva bancaria que cada banco comercial é obrigado legalmente a manter junto ao banco central.
Redesconto Bancário – è o mecanismo pelo qual o BACEN socorre instituições financeiras com problemas de liquides, ou seja o redesconto é o empréstimo que os bancos comerciais recebem do BACEN para cobrir eventuais problemas.
Exemplo: Se o banco central cobrar barato para emprestar para outros bancos, os outros bancos serão menos rigorosos na consseção de credito, pois se faltar dinheiro se o cliente não tiver dinheiro, os bancos recorrem ao banco central, para fechar o caixa e pagar uma taxa de juros menor.
Controle e Seleção de credito – è quando o banco central tem o controle direto sobre o volume prazo e destinação de credito.
...