Políticas Recursos Humanos
Tese: Políticas Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ruffosue • 6/11/2014 • Tese • 4.786 Palavras (20 Páginas) • 210 Visualizações
HISTÓRIA
Um salto de 600 m2 para 67.000 m2.
Em Londrina 1960, Wilson Bazan decidiu trazer para as casas das pessoas um produto com qualidade e cuidado especial. Surgia os biscoito Àgua na Boca, que teve o nome escolhido pela própria comunidade através de concurso divulgado no rádio.
No início, a Àgua na Boca era tímida: ocupava apenas um pequeno prédio de 600m2, com produção de 300kg de biscoitos por hora num forno a diesel. Mas não demorou muito para as pessoas conhecerem o sabor e cuidados únicos da Àgua na Boca – e a pequena fábrica se transformou num grande parque industrial de quase 67.000 m2, nível de primeiro mundo, tecnologia de ponta e uma capacidade produtiva de 8,5 mil toneladas ao mês. Ou seja, quase 2.300 pessoas com emprego garantido.
Reconhecida pela qualidade, hoje a empresa produz mais de 60 tipos de biscoitos entre salgados, doces, recheados, extrusados e wafers. Não há segredo: sua paixão em criar delícias para adoçar a vida das pessoas fez da Àgua na Boca líder em vários segmentos de mercado.
Além da ótima relação com o mercado nacional, Àgua na Boca vem levando seus saborosos biscoitos brasileiros para todo o mundo. Hoje já exporta para mais de 50 países em todos os continentes.
Pode comemorar! Afinal, todo esse avanço é resultado de muito amor de uma empresa preocupada com você e a sua saúde.
EMPRESA COM MAIS DE 50 ANOS - ENTRE AS MAIORES DO PAÍS
Trabalho, dedicação e muito amor são conceitos que explicam bem a trajetória de sucesso da Àgua na Boca, uma empresa genuinamente nacional fundada em 01 de setembro de 1960.
Tudo começou num modesto prédio na cidade de Londrina e com uma pequena produção. Mas logo a empresa se posicionaria entre os maiores fabricantes de biscoitos do país.
Nos anos 70, pensando em levar amor e nutrição a mais pessoas, a família Bazan tomou uma importante decisão: investir em uma nova instalação industrial, maior e mais moderna.
Dos modestos 2 a 3 mil quilos por dia até as atuais 300 toneladas por dia, muita coisa mudou. Os processos, antes manuais, deram espaço a equipamentos automatizados e profissionais com programas de treinamento e aperfeiçoamento técnico.
Assim é a Àgua na Boca até hoje, dedicada a levar alegria, bem-estar e amor às pessoas através de produtos saborosos, nutritivos e de alta qualidade.
MISSÃO E VALORES
Missão
Promover a alegria, bem-estar e satisfação do consumidor através de produtos saborosos, nutritivos e de alta qualidade.
Visão
Ser referência no ramo de atuação até meados de 2010, buscando aprimoramento contínuo e inovando sempre.
Nossos Valores
- Respeito aos princípios éticos, honestidade, clareza e verdade nas ações.
- Crença no negócio como fator essencial para empreender e crescer.
- Amor e dedicação ao trabalho.
- Qualidade do produto.
- Compromisso, atitude construtiva e seriedade no relacionamento
com consumidores, clientes, colaboradores e fornecedores.
- Responsabilidade.
- Humildade e Simplicidade.
Recrutamento de pessoal
Concluída a elaboração da descrição de funções e do perfil psicoprofissional associado, eis que surge o próximo passo a seguir no objectivo de encontrar a pessoa certa para o lugar certo, “este processo propriamente dito é um encadeamento de acções e decisões, constituído por crivos sucessivamente mais apertados, que nos permite conduzir ao candidato que melhor se aproxima da resposta à necessidade” (Cardoso, 2007).
Recrutamento Interno ou Externo: Qual a escolha ?
A primeira questão que alguém responsável pelo recrutamento de pessoal se coloca quando tem de preencher uma vaga de emprego, é, se existe alguém na empresa com o perfil pretendido para ocupar essa vaga – recrutamento interno, ou por outro lado, irá recorrer à pesquisa de candidatos fora da empresa – recrutamento externo.
O recrutamento interno poderá ser desenvolvido através de uma movimentação vertical, horizontal ou diagonal, consoante se trate, respectivamente, de uma promoção dentro da mesma carreira, da transferência de alguém com o mesmo estatuto vindo de outra área, não havendo, portanto, lugar a promoção, ou de uma transferência envolvendo ao mesmo tempo uma promoção.
Para que uma empresa possa aproveitar as múltiplas vantagens que lhe advêm do recrutamento interno e instituí-los nas políticas de pessoal é indispensável o conhecimento das potencialidades internas dos colaboradores.
Se existirem, conjugadamente, sistemas de avaliação de desempenho que revelem com objectividade o grau de eficácia dos empregados no exercício das suas funções, as qualidades profissionais e pessoais evidenciadas e se houver abertura para os ouvir expor as suas aspirações e interesses profissionais, facilmente se poderá identificar o seu potencial de desenvolvimento de carreira.
Se a este conhecimento do valor individual de cada colaborador juntar um conhecimento aprofundado do conteúdo das diversas funções e respectivas exigências profissionais, um esquema de evolução em cada sector e mecanismos de rotação e formação contínuos, será com naturalidade que, ao verificar-se uma vaga concluir-se-á se existe internamente alguém com o perfil desejado.
O recurso ao recrutamento interno encerra inúmeras vantagens relativamente ao externo, embora não deixe de existir também o reverso da medalha, ou seja, situações que a opção pelo recrutamento externo se revela mais vantajosa. Propomo-nos, assim a identificar as principais vantagens e inconvenientes de cada uma destas opções, de modo a poder, situação concreta, optar pela que se apresentar mais favorável.
Fases de recrutamento
Conceito de recrutamento
O recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visam atrair candidatos potencialmente qualificados, capazes de assumirem cargos dentro da organização. É como um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego
...