Ponto de Mutacao
Por: AndersonCotrim • 17/4/2015 • Trabalho acadêmico • 722 Palavras (3 Páginas) • 323 Visualizações
Unicamp – Universidade Estadual de Campinas
Curso Engenharia de Computação
Anderson Nogueira Cotrim
RA 163993
Relatório do filme: “O ponto de mutação (Mindwalk)”
Disciplina: HZ291
Campinas
2015
Sumário
Introdução
Análise
Conclusão
Introdução
A história retratada no filme “O ponto de mutação”, trata-se de três personagens em longas e variadas discussões, tais como física quântica, novas tecnologias, filosofia e ecologia, com um propósito central: tentarem entender o mundo.
Os personagens são americanos e cada um tem sua própria característica bem diferenciada - há um politico (Jack), um poeta (Thomas) e uma cientista em física (Sonia). Apesar das diferenças nas carreiras todos se encontram desmotivados em relação a algo, o politico não consegue fazer seus próprios discursos, o poeta vive os efeitos de uma decepção amorosa, e a cientista decepcionada por ver seus projetos sendo utilizados para fins militares.
A discussão das personagens do filme ocorre em um castelo medieval, na França, à beira de um mar. E todos os diálogos, apesar das diferenças de temas tratados, estão bem “encaixados”, isto é, não estão desconexos, pois também possuem um objetivo central: estabelecer um novo paradigma de compreensão do mundo – o de que tudo está relacionado a tudo.
Este relatório possui o objetivo de fazer uma análise crítica do principal objetivo do filme, tentando atribuir uma possível interpretação que se pode ter em relação às cenas do filme.
Análise
Como foi abordado na introdução, o intuito do filme é tentar provar, através de vários argumentos e discussões sobre variados temas, a inter-relação das coisas.
A discussão começa entre o poeta e o politico, que ao passarem próximos de um grande relógio no alto de uma igreja, um deles começa a comparar o relógio com o mundo, isto é, como se o mundo fosse mecanizado – cada peça com sua função. Esta conversa atrai a cientista que estava do lado e a partir deste ponto a história começa a se desenrolar.
O grande foco das discussões é o embate entre compreender o mundo como um todo ou compreende-lo por partes, como a metáfora do relógio. De maneira geral o filme tende ao fato de que a visão mecanicista já se encontra ultrapassado, e que é necessário um novo paradigma de ver o mundo para as ideias evoluírem – analisá-lo de forma geral.
E é por esse motivo que o filme se chama “O ponto de mutação”. Ao pé da letra, “o ponto” significa o momento, o instante, já mutação significa mudança, ou seja, poderíamos entender o nome como sendo: “O momento da mudança”, título que pode ser muito bem relacionado ao filme que revela, justamente, a necessidade de mudanças do paradigma mecanicista para um novo.
...