Por Quê Alguns Projetos Falham(Titanic Na Viagem Inaugural )
Trabalho Universitário: Por Quê Alguns Projetos Falham(Titanic Na Viagem Inaugural ). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jmiguens • 11/3/2015 • 364 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
Um projeto trata-se de um esforço temporário empregado para criar um produto, um serviço ou um resultado de forma exclusiva.
O desenvolvimento lógico da tecnologia do Titanic era, além de surpreender, utilizar os últimos recursos tecnológicos presentes na época, como sistema de telégrafos, propulsão feita por dois hélices laterais (vai motores) e uma turbina central, interior de primeira classe detalhadamente decorado, com artigos caros como madeira e metais nobres.
Erros foram cometidos pela tripulação durante o trajeto da viagem: a ausência de um binóculo para observação; a decisão do comandante Smith em manter a velocidade elevada, apesar dos inúmeros avisos de icebergs na região; atrasos dos operadores de rádio na obtenção de informações cruciais para os oficiais; e, claro, a falta de botes salva-vidas em quantidade suficiente.
Alguns fatos, surgidos de
simulações de computador,
mostraram fatos sutis sobre estes
segundos vitais que poderiam ter
salvo o navio.
Descobriu-se que o leme do
Titanic fora projetado muito
pequeno para o tamanho e peso
do navio.
As simulações apontam
que se tivessem feito
exatamente o contrário da
lógica, e comandado toda
força à frente, o leme
ganharia artificialmente
eficiência e tirado o navio
do acidente.
Titanic tinha uma grave falha conceitual de segurança. Seu casco simples era como a casca de um ovo separando a água do mar do seu interior seco, tendo de segurar uma pressão muito alta. Caso fosse avariado, o vazamento encheria as câmaras semiestanques sem opção de reparo, e o casco avariado por um raspão poderia se romper com a pressão, como foi realmente verificado anos depois, com a descoberta dos restos do naufrágio.
Os rebites da parte da frente e os da parte traseira, correspondentes a dois quintos do comprimento total do casco, eram de qualidade inferior quando comparados aos usados na parte do meio do casco, e além disso, tinham sido inseridos manualmente.
As placas de aço da
época podem ter sido
inadequadas para
serem usadas naquelas
baixas temperaturas.
Esta cadeia é familiar para aqueles que estudam desastres - ela é chamada de "cascata de eventos". O melhor planejamento do mundo não é capaz de eliminar todos os fatores que podem impactar negativamente no projeto e operação de uma máquina complicada, como um enorme navio de passageiros.
...