Por que o jogo pode ensinar?
Resenha: Por que o jogo pode ensinar?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fcho • 11/11/2013 • Resenha • 212 Palavras (1 Páginas) • 389 Visualizações
Por que o jogo pode ensinar?
A prática pedagógica contextualizada com os jogos além de contribuir para a adaptação dos educandos ao grupo e ao meio, prepara-os para viver em sociedade e questionar os pressupostos das relações sociais tais como estão colocadas.
Contudo, a reflexão do futuro educador que irá atuar na educação infantil e nos anos inicias do ensino fundamental deve passar pela idéia de que o trabalho pedagógico nesses níveis de ensino atualmente enfrenta um grande desafio, que é o resgate das diferentes linguagens relacionadas ao conhecimento estético-sensorial-expressivo, verbal e não verbal, para contrapor aos processos de escolarização que priorizam unicamente a aprendizagem das letras e dos números.
Os estudos apontados anteriormente destacam o homem como um sujeito que interpreta o mundo a partir da subjetividade do pensamento em suas relações afetivas e cognitivas, construídas dentro de um contexto cultural e social.
Ao tratar desse assunto, Vygotsky defende que a criança necessita de tempo e espaço para identificar e construir sua própria realidade e o faz por meio da pratica da fantasia.
Na infância, a utilização das linguagens expressivas subjetivas dá forma às vivencias cotidianas e as transforma em pensamento, em uma construção dialética, sistematizando os processos psicológicos elementares em processo complexos. A criança, ao passar por esse processo, apropria-se da cultura, tornando-se parte dela.
...