TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Port1 GATR

Exames: Port1 GATR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

1. Os critérios estabelecidos para a classificação de resíduos industriais;

R. A norma 10004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) classifica os resíduos conforme a reação que produzem quando em contato com o solo:

Perigosos (Resíduo Classe I – contaminantes e tóxicos)- são aqueles que apresentam uma das seguintes características: Inflamabilidade, Corrosividade, Reatividade, Toxicidade, ou Patogenicidade.

Enquadram-se nesse grupo: solventes halogenados, solventes não halogenados, certos tipos de lodo do tratamento de efluentes, resíduos resultantes da incineração ou tratamento térmico de solo contaminado com resíduos, produtos químicos orgânicos e inorgânicos, pesticidas, explosivos, tintas, produtos farmacêuticos e veterinários, óleo automotivo, materiais contaminados com metais pesados, ou ainda, qualquer tipo de material contaminado com algum produto perigoso, entre outros.

• Não inertes (Classe IIA – possivelmente contaminantes)- São aqueles que não se enquadram nas classificações de resíduos classe I - Perigosos ou de resíduos classe II B – Inertes. Os resíduos classe II A – Não inertes podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água;

• Inertes (Classe IIB – não contaminantes)- São quaisquer resíduos que, quando amostrados de uma forma representativa e submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou desionizada, à temperatura ambiente não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor.

2. Pesquise sobre a experiência francesa e/ou europeia na gestão de resíduos, e compare com a brasileira;

R. Depois de realizar uma pesquisa cheguei à conclusão de que na Europa a diferença inicial é a preocupação governamental quanto à gestão de resíduos. Os países europeus há muitas décadas atrás viram que isso era prejudicial pra eles mesmos e desde então vieram investindo e incentivando as indústrias e a população a minimizarem a produção de resíduos e a fazerem o descarte dos mesmos adequadamente.

Enquanto que aqui no Brasil esse assunto não é tratado há tanto tempo quando lá, sendo assim ainda estamos engatinhando lentamente exatamente pela falta de investimento e incentivo por parte do governo pra com as indústrias e população.

3. O Pré-tratamento de resíduos industriais destinados a aterros;

R. Esse pré- tratamento depende do tipo do resíduo em questão. Antes de ir por aterro esses resíduos podem passar por processos como: estabilização, solidificação, encapsulamento ou neutralização.

4. Gerenciar é uma necessidade.

R. Sim. Pois o gerenciamento tem como objetivo minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados a adequada coleta, armazenamento, tratamento, transporte e destino final adequado, visando a preservação da saúde pública e a preservação do meio ambiente.

Conclusão

Com a pesquisa que realizei para fazer este portfólio cheguei à conclusão de que aqui no Brasil a minoria das medidas necessárias para o tratamento e descarte dos resíduos adequados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com