Portfólio 5º Semestre
Casos: Portfólio 5º Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tonhao123 • 28/10/2014 • 986 Palavras (4 Páginas) • 345 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste estudo visa a aprendizagem de como administrar uma empresa, que está passando por dificuldades administrativas, demonstraremos todos os detalhes das atividades necessárias no desenvolvimento e no desempenho das organizações.
Estudo este que visa auxiliar ao mesmo tempo privilegiando a empresa, dando condições de obter melhores resultados, aproveitando os recursos de uma empresa, fazendo muito mais por menos.
Tem por objeto ainda, apresentar as características de uma abordagem correta, humanística e organizacional, conhecendo as contribuições de cada uma, que são elas planejamento, organização, liderança e controle.
2. DESENVOLVIMENTO
As teorias administrativas se caracterizam em quatro atividades principais em um processo administrativo, que são elas:
O Planejamento tem como base principal em uma administração, determinar quais são os objetivos a serem almejados e o que deve ser feito para alcançá-los.
Nenhuma empresa pode trabalhar na base do improviso. É fundamental estabelecer os resultados que se pretende atingir, dentro de período, e usando-se certo limite de recursos.
Devem ser estabelecidos objetivos mais abertos e genéricos a serem trilhados pela empresa como um todo, e cujo acompanhamento fica a cargo do administrador da organização.
É a partir desses objetivos organizacionais que a empresa pode determinar metas a seus subordinados e estes possam empenhar-se para cumpri-las.
Os planos fazem parte do planejamento e demonstra claramente o percurso para atingir os objetivos, e o que deve ser feito, quando, como, onde, por quem e quanto custará.
Veja alguns tipos de planos que são: os procedimentos a serem adotados; os orçamentos financeiros disponíveis; programações ou cronogramas; as normas e regulamentos. Toda e qualquer empresa deve possui planos; isto facilita o acompanhamento e a execução dos objetivos propostos.
Organização é o processo que tem por função estabelecer atribuições, atividade especifica do cargo e necessárias aos seus funcionários, ou seja, determina o que cada um faz na empresa, organização é gerenciar atividades e pessoas.
Liderança é considerada como uma de prática de gerenciar uma empresa, como fazer para desenvolver a criatividade gerencial e cumprir metas consideradas de grande desafio? Organizações inovadoras repensam os valores culturais da empresa, investem em capacitação e desenvolvimento. Em meio a uma era onde quase tudo e todos são vistos como uma oportunidade ou obstáculos para se chegar aos seus fins, o pensamento sobre o gerenciamento é de fundamental importância nessa sociedade moderna.
Há uma necessidade de estabelecer uma abordagem crítica sobre educação gerencial e prática gerencial. Para desenvolver lideres que produzam resultados de excelência, as empresas se comprometem a investir em educação e desenvolvimento da liderança. Aperfeiçoar a educação é a maneira de se manter competitivo, considerando o ritmo de mudanças, inovações tecnológicas, na economia de modo geral.
Controle é atividade administrativa tem a finalidade de assegurar que os resultados daquilo que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos estabelecidos. O controle é um processo composto de quatro fases: estabelecimento de padrões; observação do desempenho; comparação do desempenho com os padrões estabelecidos.
O estabelecimento de padrões é essencial, pois definem os critérios de desempenho que serão aceitáveis e inaceitáveis, sendo instrumentos essenciais para a tomada de decisão. Esses critérios podem ser: de quantidade, qualidade, produção, estoque, especificações do produto, nível de defeitos, satisfação de clientes, atendimento, prazos em geral e custo de produção, de armazenagem, de assistência técnica etc.
A observação do desempenho é feita através de medidas diretas do desempenho segundo os critérios estabelecidos, ou de seu monitoramento de modo qualitativo. O que importa é a constatação do desempenho em busca de informação precisa do resultado que está sendo controlado.
A comparação do desempenho consiste em verificar se os critérios estabelecidos estão sendo cumpridos, ou seja, se os limites de desempenho estabelecidos estão sendo respeitados.
Nesse processo é bastante útil ficar atento para observar as falhas dentro da empresa, devendo usar gráficos, relatórios, índices e demais técnicas de comparação. Finalmente, a ação corretiva é a tomada de decisão para manter o sistema dentro dos padrões estabelecidos para que os objetivos sejam alcançados, corrigindo-se erros ou desvios, ou ainda a reformulação dos objetivos segundo as novas contingências.
Planejamento
Atividades
...