Portfólio Reflexivo De Práticas Pedagógicas
Dissertações: Portfólio Reflexivo De Práticas Pedagógicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 27/1/2015 • 496 Palavras (2 Páginas) • 327 Visualizações
Curso de Pedagogia
Portfólio Reflexivo de Práticas Pedagógicas
Relatório da Palestra Compreendendo As Crianças Com Deficiência.
Atendimento educacional Especializado – Professora Silvana
A Professora Silvana iniciou dizendo para fazermos uma reflexão durante e depois das palestras e começarmos a ver com outro olhar a educação especial.
Hoje somos nós que devemos nos adaptar à inclusão. Precisamos nos colocar no lugar do outro, conhecer e compreender esse aluno e a sua família, observando as diferenças, culturas, religiões e as diversidades, pois somos seres únicos.
Quando a família vai receber um filho para ser amado, durante a gestação a família tem projetos e sonhos para essa criança, é o filho idealizado. Ao nascer com alguma deficiência a família entra em um luto, com várias fases: A primeira é a adaptação e aceitação desse filho, ficam em choque, uma mistura de sentimentos e negação, tristeza até chegar numa reorganização psíquica.
A adaptação é gradativa, a reação é de acordo com as características da personalidade e disponibilidade interna de cada um. Precisamos ajudar a família a mostrar as potencialidades desta criança, amenizando o medo e a insegurança que toma conta dos pais, ajudando-os na luta, compartilhando informações.
Reconhecendo a deficiência os pais podem reagir, apresentando o filho ao meio social, propiciar experiências e estímulos, como a independência e autonomia, transmitir crenças e valores, trabalhar regras e limites.
O educador não deve sentir pena da criança e também não deve transferir a sua responsabilidade para o outro.
O papel da escola é promover a interação social e ajudar no desenvolvimento da ética e cidadania, promovendo a garantia de direitos, desenvolver a autoestima, potencializar a criança no que pode desenvolver.
A professora Silvana falou a respeito da auxiliar de sala, que ela deve atender a todos os alunos, e a professora deve atender a criança especial nas suas necessidades de aprender a segurar em lápis, comer estratégias para o aluno avançar, cada um em seu tempo.
Precisa ser considerado o ambiente escolar, apresentar o novo espaço para o aluno, como facilitar a entrada e saída, preparar a escola e a sala de aula, tratá-lo da mesma forma que os demais, a criança não deve ficar sentada no fundo da sala, mas sempre na frente, não deve ser oferecidas atividades diferentes das do grupo.
Acreditar na sua capacidade, não criar expectativas e respeitar suas limitações. Esclarecer aos pais a importância de participar, avaliar o filho hoje e como ela quer ver no futuro.
A professora do A.E.E. e SAED potencializa a professora a sala com materiais, recursos e equipamentos para os alunos e materiais, recursos e equipamentos para os alunos e pais para dar continuidade em casa para o melhor desenvolvimento do aluno.
A professora de sala de inclusão deve ter conhecimento específicos na área, a formação continuada é muito importante para a professora do atendimento educacional e os professores do ensino comum, visando o atendimento das diferenças e para a comunidade escolar em geral.
A inclusão vai muito além de incluir é uma conscientização, é modificar estruturas, quebrar paradigmas, é transpor barreiras, é um processo.
...