Portifolio
Trabalho Escolar: Portifolio. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: CamilaBaroza • 20/3/2015 • 471 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
Tema: Como trabalhar com as diferentes tendências do alimentar-se na modernidade
Aluna: Camila Carvalho Lima Baroza
Atualmente, as condições geradas pela modernidade, ocasionou uma mudança no estilo de vida das pessoas, a urbanização, a industrialização crescente, a intensificação do trabalho feminino, o acesso aos alimentos e o marketing associados a estes, também favoreceram para as modificações nos hábitos alimentares.
De maneira geral, os brasileiros reduziram o consumo de gêneros tradicionais como arroz, feijão, batata, pão e açúcar, leite de vaca, dando lugar aos alimentos industrializados, à alimentação fora do domicílio (em cantinas, restaurantes, fast food), à busca pela praticidade e economia de tempo. Isto demonstra o quanto a população brasileira vem consumido quantidades insuficientes de nutrientes vitais para a manutenção da saúde, em especial as vitaminas e minerais, principalmente àqueles que somente são adquiridos por meio de uma alimentação mais variada possível.
Em contrapartida, nunca houve, anteriormente, a incessante busca por uma melhor qualidade de vida, com perspectiva de viver por mais tempo e chegar à terceira idade com boa saúde. Nunca se viu tantos programas de arte culinárias na televisão e rádio, revistas e livros de culinária em bancas de jornais e em livrarias.
E é de extrema importância que o Nutricionista se atente a todas essas vertentes da alimentação moderna (Fast food x alimentação saudável), pois como já bem discutido, alimentar-se envolve vários fatores ligados às questões psicológicas, sociais, econômicas, culturais.
No meu ponto de vista, uma ferramenta que o Nutricionista pode usar, além das preconizadas no atendimento nutricional, é aliar a Nutrição com a Gastronomia. Aliar a arte com ciência, a serviço da busca pela qualidade de vida de todos, levando a um melhor estado de saúde da população, que pela definição da OMS é o mais completo bem-estar físico, mental, psicológico, social e econômico.
É a nutrição que nos informa aonde buscar, através dos alimentos, os mais de quarenta nutrientes hoje conhecidos necessários para a nossa saúde e para a qualidade de vida que buscamos. É a ciência que nos informa como buscar a boa nutrição e a saúde de nosso corpo através da ingestão de alimentos em proporções ideais, compondo nossas refeições diárias. E a gastronomia está ligada ao prazer, à arte culinária.
Sendo assim, a união destas trariam às pessoas o prazer de preparar e degustar uma refeição, de saborear os alimentos e preparações e que certamente as aportarão de energia e nutriente, e além disso, as mostrarão que a alimentação pode ser fonte de saúde, prazer, sabor, amor, símbolo e lembranças.
Referências Bibliográficas
FONSECA, Alexandre Brasil; SOUZA, Thaís Salema Nogueira de; FROZI, Daniela Sanches and PEREIRA, Rosangela Alves. Modernidade alimentar e consumo de alimentos: contribuições sócio-antropológicas para a pesquisa em nutrição. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2011, vol.16, n.9, pp. 3853-3862.
MAGNONI, Carlos Daniel et al. Nutrição e Gastronomia Valorizando a Preparação dos Alimentos. Revista Nutrição em Pauta. 2000.
...