Portifolio De Arqutetura
Casos: Portifolio De Arqutetura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samuka117 • 1/10/2014 • 916 Palavras (4 Páginas) • 387 Visualizações
FISIOLOGIA DA VOCALIZAÇÃO E DISFONIAS
Prof. Dr. Domingos H. Tsuji
A laringe é um órgão responsável por importantes atividades fisiológicas e muito bem adaptado para cumprir tais tarefas. Uma complexa atividade neuromuscular integrada com diversos sistemas sensoriais permite uma regulação refinada da atividade laríngea em suas diversas funções.
1) Devido à sua íntima relação com o aparelho respiratório e à sua proximidade com a encruzilhada aero-digestiva, a laringe ocupa uma posição privilegiada para participar de uma série de atividades fisiológicas e é um órgão bem adaptado para cumprir tais tarefas.
2) As chamadas funções básicas da laringe compreendem a proteção das vias aéreas, a respiração e a fonação.
3) A proteção da via aérea se faz necessária em diversas situações, sendo a mais importante delas, a deglutição. Nessa situação, envolve dois mecanismos principais: a elevação e o fechamento da laringe. O fechamento da laringe, fundamental para a proteção das vias aéreas, é garantido pelo reflexo de fechamento glótico. A estimulação de diversas aferências nervosas pode desencadear este reflexo, enfatizando seu papel primitivo na proteção da via aérea contra uma variedade de estímulos potencialmente nóxicos.
4) Do ponto de vista respiratório, a laringe atua como um resistor cuja resistência é variável, regulando o fluxo aéreo inspiratório e expiratório. Esse controle ocorre principalmente a nível glótico pela atividade da musculatura intrínseca da laringe. A abertura ativa da glote durante a inspiração favorece a ventilação com mínimo esforço da musculatura inspiratória. Ao alterar a duração da expiração pelo efeito do retardo laríngeo, a laringe pode influenciar a freqüência respiratória.
5) Durante a fonação, a energia aerodinâmica gerada pelo fluxo expiratório é convertida em energia acústica pela vibração das pregas vocais. Para que a vibração ocorra é necessário que forças antagônicas atuem sobre as pregas vocais produzindo a sua abertura e fechamento de modo sucessivo. A força de abertura é representada pela pressão subglótica, enquanto a elasticidade das pregas vocais e o efeito de Bernoulli constituem as principais forças de fechamento. O quanto o fenômeno de Bernoulli contribui para o fechamento da glote depende da mobilidade da mucosa da prega vocal. Quanto mais móvel a mucosa, maior o papel do efeito de Bernoulli no fechamento das pregas vocais durante o ciclo vibratório.
A estrutura das pregas vocais é organizada em camadas com propriedades estruturais e mecânicas diferentes, sendo mais maleáveis na superfície e tornando-se cada vez mais rígidas em direção ao músculo vocal. Esta organização é essencial para a vibração adequada da prega vocal.
6) O controle neuromuscular da fonação, particularmente desenvolvido em cantores, pode alterar as propriedades viscoelásticas de cada camada da prega vocal. Com isso, influencia aspectos como freqüência fundamental, modo de fonação, intensidade e também a eficácia e resistência do sistema fonatório em manter determinadas características da voz.
I - Disfonias funcionais
É um diagnóstico de exclusão caracterizada pela presença de distúrbio vocal na ausência de alterações anatômicas, neurológica ou outras causas orgânicas identificáveis. Corresponde a cerca de 10% dos casos de disfonia. Ainda falta um consenso quanto à classificação das doenças vocais funcionais. Apresentamos a que nos parece mais adequada baseadas na sua etiologia:
a) - psicogênica – causada por fatores psicoemocionais, geralmente relacionada com condições e estresse psicológico. Os principais tipos de disfonia psicogência são: disfonia de conversão e falsete mutacional.
b) - uso indevido ou abusivo da voz – tipicamente apresenta quadro de hiperfunção laríngea que pode ser secundária ao aumento da tensão muscular ou abuso vocal resultante
...