Portifolio De Gupo
Trabalho Universitário: Portifolio De Gupo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: paolamorelo • 20/9/2014 • 542 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
Introdução
Para melhorar a qualidade de ensino é imprescindível que as práticas docentes sejam de qualidade, sempre buscando recursos, meios e propostas que instigue despertando o interesse dos alunos, mas só isso não é suficiente, precisa- se de estrutura, espaço físico e interesse, tanto por parte dos docentes, quanto dos alunos, da família, quanto do governo.
Partindo desse pressuposto compreendemos que a avaliação é um elemento importante para verificação dos conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem, por isso foi desenvolvido um sistema nacional de avaliação subdividido em Saeb/Prova Brasil e Sinaes, e através dos resultados obtidos como, por exemplo, da Prova Brasil, os respectivos dados mostrarão uma síntese a cerca da situação educacional brasileira. Quanto aos padrões de qualidade propostos pelo Saeb esses vão além de suas funções, pois compõem moldes estruturais na organização externa do cotidiano de sistemas e instituições de ensino em diversos níveis. “Esse é um papel de avaliador externo cumprido à risca pelo MEC desde 1990”.
Prova Brasil trata-se de uma avaliação envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal. As médias de desempenho na Prova Brasil subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). As informações levantadas permitem acompanhar a evolução da qualidade da educação ao longo dos anos, sendo utilizadas principalmente pelo Ministério da Educação e secretarias estaduais e municipais de educação na definição de ações voltadas para a solução dos problemas identificados. Serve para os pais avaliarem o nível da escola de seu filho.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através de indicadores criados pelo SAEB, alguns apontavam para problemas graves na eficiência do ensino oferecido pelas escolas brasileiras, como os baixos desempenhos em leitura, demonstrados pelos alunos. Em face de tal realidade, o Governo Federal e muitos governos estaduais e municipais têm empreendido esforços no sentido de reverter esse quadro, criando instrumentos de avaliação usados como base para melhoria na qualidade de ensino.
Para que se atinja essa qualidade tanto almejada, há que se trabalhar em conjunto, governo, escola, pais e professores.
O professor, de acordo com os PCNs (1998) deve assumir o papel de informante e de interlocutor privilegiado, que tematiza aspectos prioritários em função das necessidades dos alunos e de suas possibilidades de aprendizagem.
Os professores são os mediadores do conhecimento em salas de aula. Mas, devemos estar cientes que o saber não é somente aquilo que o aluno aprende na escola ou, também aquilo que é aceito pela sociedade. As crianças possuem múltiplos saberes que devem ser valorizados e respeitados, os pais devem ser incentivadores e o governo como financiador e facilitador deste processo.
Na escola o aluno vive experiências marcantes. Encontrar atividades que o auxiliem em sua prática, faz um processo facilitador do ensino-aprendizagem sendo fundamental no cotidiano escolar, surtindo resultados positivos quando submetidos
...