Portifolio Dependencia
Trabalho Universitário: Portifolio Dependencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ramil • 10/10/2013 • 2.694 Palavras (11 Páginas) • 524 Visualizações
1 – Faça uma pesquisa sobre as principais características da Lei da oferta e da demanda.
A Lei da Oferta e da Demanda busca estabilizar a procura e a oferta de um determinado bem ou serviço. Oferta é a quantidade do produto disponível em mercado, enquanto demanda é o interesse existente em relação ao mesmo. A oferta depende do preço, da quantidade, da tecnologia utilizada na fabricação entre outras coisas relacionadas aos produtos e serviços. A demanda é influenciada pela preferência do consumidor final, a compatibilidade entre preço e qualidade e a facilidade de compra do produto.
2 - Faça uma pesquisa sobre quais são os itens do mercado que podem influenciar a demanda.
A demanda pode ser influenciada por vários fatores, como:
• O gosto do consumidor;
• A relação entre o preço do bem – quanto maior, menor será a procura pelo mesmo;
• A relação de seu preço com o preço de bens substitutos. Ex.: o preço da manteiga e da margarina;
• A relação de seu preço e o poder de compra do consumidor.
3 - Faça uma pesquisa sobre quais são os itens que podem influenciam a oferta.
Variáveis que influenciam a oferta:
• O preço deste bem;
• O preço dos bens concorrentes a este;
• O custo de produção destes bens;
• A tecnologia empregada na fabricação destes produtos.
4 – Comente sobre “Equilíbrio de mercado”.
O equilíbrio de mercado é uma situação de mercado em que o preço e a quantidade do bem desejada pela procura e pela oferta se igualam. O preço que se verifica numa situação de equilíbrio de mercado é tal que a quantidade procurada do bem é exatamente igual à quantidade oferecida desse mesmo bem. Diz-se, por isso que estamos perante uma quantidade e um preço de equilíbrio. O termo "equilíbrio" é utilizado porque numa situação como a descrita não existem quaisquer incentivos para aumentar o descer o preço desde que todas as restantes determinantes da oferta e todas as restantes determinantes da procura se mantenham constantes. Quando se tem uma representação gráfica, o equilíbrio de mercado é dado pelo ponto em que a curva da procura e a curva da oferta se cruzam.
5 – Procure informações sobre o tema “Gestão do Conhecimento” dos autores Nonaka & Takeuchi. Quais as principais características da “Gestão do Conhecimento”?
A Gestão do Conhecimento, caracteriza-se por ser definida como um processo, de duas dimensões: uma dimensão ontológica e outra epistemológica. Na dimensão ontológica, o pressuposto fundamental é que o conhecimento só é criado por indivíduos, o que significa que a criação do conhecimento organizacional seja entendida como um processo que amplia organizacionalmente o conhecimento criado pelos indivíduos, cristalizando-o como parte da rede de conhecimentos da organização. É um processo que acontece dentro de uma comunidade que interage entre si e que expande seus limites para além da organização.
6 – Com relação a “Gestão do Conhecimento”, proposta pelos autores Nonaka & Takeuchi, qual a definição de “Conhecimento Tácito” e de “Conhecimento Explícito”?
Para esses autores o conhecimento tácito, que é altamente pessoal, difícil de formalizar, o que dificulta a transmissão e o compartilhamento. O conhecimento tácito está profundamente enraizado nas ações e experiências de um indivíduo, bem como em suas emoções, valores, desejos ou ideais.Já o conhecimento explícito, esse é expresso em palavras e números, facilmente comunicado e compartilhado sob a forma de dados brutos, fórmulas científicas, procedimentos codificados ou princípios universais, podendo ser facilmente processado por um computador, transmitido eletronicamente ou armazenado em banco de dados.
Tanto o conhecimento tácito como o conhecimento explícito são mutuamente complementares. Estes por sua vez interagem um com o outro e realizam trocas nas atividades criativas dos seres humanos.
7 – Qual significado de “Internalização”, “Externalização”, “Socialização” e “Combinação”?
Internalização: processo que ocorre a conversão do conhecimento explícito em tácito, caracterizando-se pelo “aprender fazendo”. A verbalização e a diagramação sob a forma de documentos, manuais ou histórias orais relatando as experiências dos indivíduos são práticas de extrema relevância para a internalização. Após este processo o novo conhecimento deve ser socializado com outros colaboradores (na forma de conhecimento tácito) iniciando assim uma nova espiral da criação do conhecimento.
Externalização: representa o processo de transformação do conhecimento tácito em explícito sendo expresso na forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou diálogos. O conhecimento decorrente da externalização e torna-se facilmente transmissível e articulo, geralmente construído a partir de palavras ou números. A externalização é a chave para a criação do conhecimento, pois cria modelos novos e explícitos a partir do conhecimento tácito.
Socialização: é o processo no qual as experiências baseadas em modelos mentais ou habilidades pessoais são compartilhadas para criação de novos conhecimentos tácitos. Pode ser representado através de técnicas de observação, imitação e práticas de relacionamento entre aprendizes e mestres. No meio organizacional, a socialização ocorre por meio de atividades, treinamentos, interações com clientes, sessões informais, "brainstorms" entre outros.
Combinação: é o processo de conversão do conhecimento explícito em explícito. Ocorre por meio da troca e combinação de conjuntos diferentes de conhecimento explícito. A troca e a combinação entre os indivíduos ocorrem sobretudo por meio de documentos, reuniões, conversas ao telefone ou redes de comunicação computadorizadas.
8 – Quais as principais características do “Processo de comunicação”?
O processo de comunicação consiste na transmissão de informação entre um emissor e um receptor que descodifica (interpreta) uma determinada mensagem.A mensagem é codificada num sistema de sinais definidos que podem ser gestos, sons, indícios,
...