Portifolio HSBC
Projeto de pesquisa: Portifolio HSBC. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dionebatista • 29/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.481 Palavras (6 Páginas) • 214 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
LUIZ HENRIQUE CARVALHO DE MELO
ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL:
Alagoinhas
2014
LUIZ HENRIQUE CARVALHO DE MELO
ATIVIDADE DE PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL:
Atividade Interdisciplinar apresentado ao Curso de Gestão de Recursos Humanos - UNOPAR
Professores: Henry T. Nonaka, Marcia Bastos, Joenice L. Santos e Mônica Maria Silva.
Alagoinhas
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------4
2. DESENVOLVIMENTO --------------------------------------------------------------------5-7
3. CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------------------8
4. REFERÊNCIAS -----------------------------------------------------------------------------9
1. INTRODUÇÃO
Atualmente a informação é o diferencial competitivo para o crescimento ou continuidade do negócio. Com isso, aplicar normas de Segurança da Informação é fundamental para o bom andamento das atividades operacionais e proteção dos ativos de uma organização. As empresas cada vez mais experimentam a tecnologia em suas atividades e, por isso, estão mais dependentes dos recursos de TI para armazenar e processar dados importantes. “O sangue da empresa é a informação, distribuída por todos os processos de negócios [...] e circulando por diversos ativos, ambientes e tecnologias...” (SÊMOLA, 2003, p.6). Proteger a informação é proteger os instrumentos para a boa gestão dos negócios.
Sendo assim, a informação representa a inteligência competitiva dos negócios e é reconhecida como ativo crítico para a continuidade operacional e saúde da empresa (SÊMOLA, 2003).
Este portfólio tem a intenção de abordar a importância da sociedade de informação para uma empresa demonstrando os aspectos positivos e negativos desta nova tecnologia.
2. DESENVOLVIMENTO
Segundo PERETTI, BRUNETTA e WERNER (2009), “Nesta sociedade tecnológica onde vivemos, a informação e o conhecimento são as novas armas no mercado, apenas as organizações com capacidade de produzir e disseminar informação de qualidade conseguirá sustentar vantagens competitivas. A mesma regra se aplica a uma pessoa dentro de uma organização, porém, como já vimos até agora, é necessário ter uma postura crítica e reflexiva frente aos avanços da tecnologia, pois freá-la é impossível”.
O objetivo deste trabalho é discutir o tema HSBC é condenado em R$ 67,5 milhões por espionar empregados doentes. O motivo do Ministério Público do Trabalho condenar o HSBC foi motivo pelos funcionários que denunciaram o banco por danos morais. Documentos comprovam que a instituição financeira contratou a empresa Centro de Inteligência Empresarial (CIE) para realizar investigações privadas, supostamente justificadas pelo alto número de trabalhadores afastados por motivos de saúde à época. Algumas testemunhas confirmaram ao MPT-PR dados sobre suas rotinas expostas nos dossiês, mas informaram não saber da existência da investigação que o Banco contratou a respeito delas.
Uma empresa decide registrar a rotina e vida pessoal de trabalhadores. Monta dossiês, com detalhes sobre horário de saída e volta para casa, local de destino, meio de transporte utilizado, hábitos de consumo e informações sobre cônjuges e filhos. Parece uma situação típica da ditadura civil-militar (1964-1985), mas isso ocorreu entre os anos de 1999 e 2003. E a empresa em questão é o banco inglês HSBC.
A empresa investigou, a pedido do HSBC, 152 pessoas de diversos estados do Brasil. Para tal, seguiam os trabalhadores pela cidade, abordavam-nos com disfarces como entregadores de flores e de pesquisador mexiam em seus lixos e adentravam suas residências, inclusive filmando e fotografando. Nos dossiês constavam informações como horários de saída e volta à casa, local de destino, meio de transporte e trajes quando saíam, hábitos de consumo, informações sobre cônjuges e filhos, antecedentes criminais, ajuizamento de ações trabalhistas, participação em sociedade comercial e posse de bens como carros.
De acordo com membros do Ministério do Trabalho está decisão servirá de efeito pedagógico e servirá como parâmetro para a atuação de outros empregadores no Brasil. A desproporção da relação custo/benefício das investigações privadas que o HSBC realizou é evidente levando-se em conta que, por força de uma suspeita de fraude, de que ‘alguém’ pudesse estar realizando ‘atividades extra-banco. Através da investigação da rotina de seus trabalhadores, o banco pretendia verificar se algum empregado afastado por doença recebia benefício previdenciário indevidamente. Ou seja, se estivesse apto para o trabalho ou realizando outras atividades remuneradas.
A sociedade de informação é aquela onde se faz uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para fazer a troca de informação digital entre indivíduos e assegurar a comunicação entre estes. Nesta são usados com frequência e abundância os meios de comunicação eletrônicos, o telemóvel, a rádio, a televisão, a televisão por cabo, o computador, a internet, entre muito outros instrumentos que permitem às pessoas informarem se e entrarem em contacto umas com as outras, para além de uma grande multiplicidade de atividades que estão inerentes a estes mecanismos.
Nesta sociedade a informação chega a todo o lado com enorme rapidez e é difícil
...