Portifolio Higiene E Seg Trablhao
Artigo: Portifolio Higiene E Seg Trablhao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: corposemalma • 6/4/2014 • 903 Palavras (4 Páginas) • 307 Visualizações
Atividade Proposta
Antônio de Tal,empregado da empresa LOJAS TEM TUDO Ltda.,trabalhava como eletricista.Recebeu ordem de seu superior para que fizesse a manutenção do quadro de força da loja,revisando os disjuntores e toda parte de fiação.
RESPONDA:
a) Quais as fontes de energia que devem ser bloqueadas?
Chave geral,disjuntores de alimentação e quando necessário promover a retirada de fusíveis.
b) Quais os equipamentos de proteção ele deve usar?
Usar EPI’S recomendados na O.S.,como:óculos de proteção,luvas Ray flex.,protetor facial,botas de borracha sem biqueira de aço,uniforme NR-10 de classificação 2.5 para eletricista,capacete,ferramentas adequadas.
c) Em caso de curto circuito,que ações devem ser tomadas e que equipamentos devem ser usados?
Usar um extintor de pó químico,isolar a área e se possível se a chave geral não for desligada com o curto circuito,desliga - lá manualmente.
Os equipamentos que devem ser usados são:extintor de pó químico,ferramentas com isolamento de borracha,tudo conforme a norma NR10.
BIBLIOGRAFIA:
www.areaseg.com/nrindex/nr10.htm
www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr10.htm
portal..mtegov.br/legislação/normasregulamentadoras
CONCLUSÃO:
O risco elétrico está presente no dia a dia,seja direta ou indiretamente,em casa,no trabalho,ou em qualquer outro lugar,estaremos expostos aos riscos de eletricidade e seus efeitos.Mas é no trabalho que este risco é potencialmente aumentado.
Uma das formas mais verdadeiras de falarmos sobre análise de riscos em eletricidade é afirmarmos que a eletricidade mata.Os riscos com a eletricidade estão mais claros para aqueles que lidam diretamente com ela e estão expostos aos seus efeitos nocivos.Acidentes com eletricidades são muito graves,provocam lesões físicas e traumas psicológicos e muitas vezes são fatais,isso sem falar nos incêndios e perda de produção.Uma simples operação desligar e desligar um equipamento sem o devido conhecimento dos riscos e de posse de um prontuário para valer-se do procedimento da operação,pode acarretar um acidente fatal.
A publicação da nova Norma Regulamentadora nº10 (NR-10),através da Portaria 598 do Ministério do Trabalho e Emprego em 08/12/2004,alterou o curso das instalações elétricas no Brasil.O setor elétrico brasileiro,ganhou muito com as mudanças da NR-10 em favor da segurança do trabalhador nas atividades elétricas.Hoje gozamos de um padrão de alto nível de segurança,dado ao empenho do Ministério do Trabalho e Emprego e do setor de SMS(Segurança Meio Ambiente e Saúde)das empresas,em tornar conhecida esta norma regulamentadora através de treinamentos.Esta norma (NR-10) se aplica às fases de geração,transmissão,distribuição e consumo,incluindo as etapas de projeto,construção,montagem,operação,manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades.Ela tem como objetivo estabelecer os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos,de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que,direta ou indiretamente,interajam em instalações elétricas ou serviços com eletricidade.
Para reduzir a freqüência de acidentes,é preciso avaliar e controlar os riscos.O que pode acontecer de errado?Quais são as causas básicas dos eventos não desejados?Quais são suas conseqüências?
Ao realizarmos uma análise de riscos aplicamos técnicas e métodos a uma atividade para identificarmos e avaliarmos qualitativamente e quantitativamente os riscos que essa atividade representa para as pessoas expostas,para o meio ambiente e para a empresa.Os principais resultados de uma análise de riscos são a identificação de cenários de acidentes,suas freqüências esperadas de ocorrência e a magnitude das possíveis conseqüências.A análise de risco deve incluir as medidas
...