Portifolio Narcisismo
Pesquisas Acadêmicas: Portifolio Narcisismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Helenagoias • 3/12/2014 • 486 Palavras (2 Páginas) • 494 Visualizações
Atividade para portfólio de Psicopatologia
Narcisismo
1- O que Freud quer dizer ao afirmar que o narcisismo colabora para a unificação das pulsões?
Segundo Freud é o narcisismo que vai permitir uma primeira unificação das pulsões sexuais que se dá em torno do eu. Antes, predominava a sexualidade infantil caracterizada pela parcialidade no funcionamento das zonas erógenas. Em um estado em que as pulsões sexuais se satisfaziam de forma anárquica, independentes uma das outras. Já no narcisismo o ego vem a ser tomado como objeto de amor, num primeiro movimento no sentido de unificação pulsional, em torno de uma imagem integrada. O narcisismo infantil coincide com o surgimento do ego enquanto unidade psíquica e representação do corpo. Pra Lacan, é denominado “fase do espelho”.
2- Escreva sobre o narcisismo primário e secundário e situe a importância do outro nesses processos.
Segundo Freud (1914) em seu artigo intitulado “Sobre o narcisismo: uma introdução”, problematiza oficialmente o narcisismo, diferenciando em dois momentos, o narcisismo primário e o secundário.
O narcisismo primário é um tempo ‘mítico’, que é o tempo da identificação primária, quando sujeito e objeto estão fusionados, indiscriminados. Seria onde o amor dos pais investido no filho, é o narcisismo dos pais renascido no filho, um amor objetal, designa um estado primário em que a criança investe toda a sua libido em si mesma, ela é “a majestade o bebe “.
Já no narcisismo secundário, é dividido em dois momentos: primeiro o investimento nos objetos; e depois esse investimento reforma para o seu (ego), ou seja, se define como o investimento da imagem do eu, essa imagem é constituída a partir da identificação do eu com as imagens dos objetos, é onde “a majestade o bebe é destronada”.
O outro é muito importante nesse processo narcísico, pois é através da presença do outro que o eu da criança vai sendo significado, a necessidade do investimento externo, do outro, sobre o eu. O eu primeiro necessita ser tomado como objeto para que possa ser constituído.
3- Escreva sobre a escolha objetal narcísica e relacione com o modo narcisista de amar.
Em Sobre o Narcisismo: Uma Introdução, Freud define a escolha do objeto analítica e a narcísica. A escolha objetal deriva das primeiras experiências de satisfação [infantis]. As pulsões sexuais (parciais) estão ligadas de início às satisfações das pulsões do ego e só depois se tornam independentes: uma criança tem como objetos sexuais, as pessoas que a alimentaram, cuidaram dela e a protegeram. Já a escolha narcísica de objeto é baseada na própria pessoa, ou seja, o objeto escolhido é semelhante à pessoa que o escolheu.
Por isso, segundo o modo narcisista de amar, nós amamos segundo o amor recebido pela figura do outro, amamos a pessoa que é semelhante a nos.
...