Portifólio Experiências de Aprendizagem
Por: felipefsv • 1/7/2024 • Trabalho acadêmico • 7.113 Palavras (29 Páginas) • 75 Visualizações
FP105 – Portfólio
Portfólio
INDICAÇÕES GERAIS:
Para a elaboração do Portfólio, devem ser seguidas, fielmente, as indicações dadas no Guia do Portfólio, tanto em termos de estrutura como de conteúdo.
- Extensão: 32 páginas, no máximo (sem contar as instruções e os enunciados).
- Tipo de letra: Arial.
- Tamanho: 11 pontos.
- Espaçamento entre linhas: 1,5.
- Alinhamento: Justificado.
O trabalho deve ser realizado neste documento Word e seguir o procedimento oficial de entrega. Sob nenhuma hipótese ele deve ser enviado ao e-mail do(a) professor(a).
Finalmente, o trabalho que não cumprir as condições de identificação não será corrigido.
Nome completo: Felipe da Silva Vieira
Usuário: BRFPMME2814186
Nome completo do(a) professor(a): Kathilça Souza
data: 05/04/2024
PORTIFÓLIO I
INDICE
1 Introdução ..................................................................................................................... 04
2 Ponto de Partida ........................................................................................................... 05
3 Experiências de aprendizagem ..................................................................................... 07
3.1 Experiência 01 ................................................................................................ 07
3.2 Experiencia 02 ................................................................................................ 10
3.3 Experiencia 03 ................................................................................................ 14
4 Reflexão pessoal ........................................................................................................... 16
4.1 Reflexão 01 .................................................................................................... 16
4.2 Reflexão 01 .................................................................................................... 17
4.3 Reflexão 01 .................................................................................................... 18
5 Outras experiencias relevantes ..................................................................................... 19
6 Autoavaliação ................................................................................................................ 20
7 Plano de Ação ............................................................................................................... 20
7.1 Plano De Ação De Curto Prazo ...................................................................... 20
7.1 Plano De Ação De Médio Prazo ..................................................................... 21
7.1 Plano De Ação De Longo Prazo ..................................................................... 21
- INTRODUÇÃO
O portfólio a seguir, traz as mais significativas vivências que tive durante o curso de mestrado em educação oferecido pela Funiber. O portfólio se revela como um valioso recurso na construção do conhecimento, auxiliando na organização, produção, acompanhamento, análise, avaliação e reflexão do processo de aprendizagem.
As experiências que selecionei para criar este portfólio são de caráter pessoal, escolhidas para refletir da forma mais realista possível a visão que tenho sobre educação e como ela agrega valor ao que acredito ser o meu perfil profissional ideal.
Foram 10 disciplinas ao todo e mais um portfólio inicial, dos quais me levaram a conhecer os mais variados temas dentro da educação. Pensadores, pedagogos, filósofos e teorias que até então eram pouco comuns para minha realidade pessoal e profissional.
As três experiências escolhidas que contemplarão este portfólio, fazem referencia aos conhecimentos mais significativos no mestrado até esse exato ponto e são eles: A primeira experiência de aprendizagem diz respeito ao impacto que a disciplina FP101 - Teorias da aprendizagem e bases metodológicas na formação, causou em mim, pra ser mais preciso, logo de cara quando abri a proposta de trabalho vi que exigia a formação de um grupo que precisava ser composto por 3 a 5 membros, o que de cara me deixou em pânico, já que eu não sabia direito como funcionava o AVA, não sabia como funcionava os tutoriais, então sem mapas e nem bússolas fui atrás de membros para compor minha equipe, o que rápidamente recebi o contato de um integrante, e aos poucos formamos nosso quarteto, que me acompanhou por todos os trabalo até o fim do bloco comum, e assim com integrantes dos 4 cantos do Brasil, se formou nosso time de guerreiros, um do gaucho (RS), um catarinense (SC), uma carioca (RJ), e um potiguar (RN).
A segunda experiência de aprendizagem diz respeito ao impacto que a disciplina, FP077 – As TIC na sala de aula, aplicações didaticas e utilização de recursos trouxe para mim, quando buscamos uma ideia para aplicar o plano de aula, e conhecemos a plataforma manicraft education, uma plataforma incrivel, e que abriu nossos olhos quanto as posibilidades que as TIC, poderiam trazer para a realidade na sala de aula.
Minha terceira experiência de aprendizagem diz respeito a disciplina FP080 – Resolução e transformação de conflitos no ámbito escolar, nessa disciplina aprendí sobre a sensibilidade, e o perfil do mediador dentro dos conflitos escolares, esta disciplina em questão, me trouxe grande reflexão, sobre como lidamos com os conflitos, e sobre como vivenciamos ese processo dentro da escola, e ao longo do processo de esnino aprendizagem dos alunos.
E após a apresentação das experiencias mais marcantes, há uma reflexão sobre a forma que esas experiencia mudaram a forma com que enxergo a educação e o processo educativo como um todo, pode-se dizer que embora o ciclo ainda não tenha terminado, a mudança do profissional do inicio da formação até o momento, já é brusca e é algo que não volta mais ao ponto inicial, ou seja, uma mudança permanente, melhorando o perfil de educador que eu sempre quis ser, e que eu posso ser.
- PONTO DE PARTIDA
A vida docente, não tem a facilidade muitas vezes exposta nos cursos universitários, seja por exigir demais do profissional durante todo a sua carreira profissional, seja pela falta de valorização, existente no mercado de trabalho educacional brasileiro, iniciei minha primeira formação acadêmica em 2010, através de bolsa governamental, e foi um desafio grande, lidar com as exigências do curso, e toda a necessidade de reorganizar o tempo, nesse período ao longo do curso de história, foi necessário que se abrangesse os estudos, e foram feitos vários cursos livres de curta duração, para que se houvessem maiores conhecimentos de assuntos não tão aprofundados durante a graduação, e o meu tutor de cursos livres, foi muito importante nesse processo, visto que ele sempre estava disponível para tirar as muitas dúvidas que surgiram para um jovem de origem humilde, que na época pouco lia, e era muito ignorante da vida acadêmica ainda, ele (professor Wilson), foi importante pela atuação direta, dicas e conselhos, que fizeram muita diferença ao longo da minha carreira profissional, eu sempre fui alguém dinâmico, que nunca gostou da mesmice ou de fazer a mesma coisa várias vezes, então ele me orientava sobre quando inovar, e quando era melhor seguir o padrão comum, e isso me trouxe maturidade emocional e profissional, para ser o profissional que sou hoje.
...