Posicionamento Do Biscoito O Globo
Monografias: Posicionamento Do Biscoito O Globo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kaosrj • 28/9/2014 • 385 Palavras (2 Páginas) • 1.009 Visualizações
UNESA – Estácio de Sá
Gestão de Vendas
Prof. Belmiro
Aluno : Alexandre Castro de Andrade Mat.: 201301241903
Posicionamento do biscoito o Globo
Biscoito o Globo datado em 1953, teve inicio em São Paulo no bairro do Ipiranga e vendido nas ruas da capital paulista. Pelas características do produto os irmãos Ponce identificaram que o Rio de Janeiro seria o mercado ideal para o produto. Em 1955, o biscoito já se chamava Globo, mesmo nome da padaria que os contratou. Eram vendidos na padaria de Botafogo e em mais outras sete padarias dos mesmos proprietários. Com a grande demanda os irmãos Ponce passaram a vender o produto para outras redes e em 1963 formaram sociedade com especialista em pães, Franscisco Nunes Torrão, que se mantém até hoje oficialmente chamada de Panificação Mandarino Ltda.
Com apenas uma única fabrica no centro da cidade, o biscoito Globo mantém a receita original sem adicionar, nenhum tipo corante, conservante ou antioxidante. Os produtores dizem ainda que biscoitos de polvilho são todos iguais, o que se diferencia é a qualidade dos produtos utilizados na fabricação.
Em sua linha de produção, boa parte das funções são realizadas manualmente onde se vê apenas quatro equipamentos industriais (misturadora, pingadeira, dois fornos). Mas a produção artesanal é fortalecida com uma política de recursos humanos que promove o bom humor dos funcionários, paga salários acima do mercado e na hora de contratar aposta no apadrinhamento, preferindo parentes e amigos de funcionários antigos.
A empresa não possui nenhum grande esquema de distribuição, suas as vendas são feitas basicamente por ambulantes para serem vendidos nas praias ou engarrafamentos pela cidade, por isso sua popularização. Além da tradicional embalagem de papel, que suportam a exposição ao calor, há também a embalagem de plástico para serem comercializadas em locais que não fiquem expostos ao calor, como cantinas de escolas e academias. Suas embalagens inicialmente nas cores verde e vermelho eram somente funcionais para facilitar a distinção do biscoito doce do salgado, hoje estampam camisetas, cangas, biquínis, bermudas, bolsas, sem que os proprietários sequer pensassem em licenciá-la, a imagem é liberada para utilização gerando uma publicidade gratuita e sem intenções de gerar contratos de exclusividade. Comer biscoito Globo assim como beber Mate Leão na praia já incorporou na cultura do carioca.
REFERÊNCIAS:
http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-32/gastronomia/o-imperio-global-da-mandioca - acessado em 27/09 as 16:40
HTTP://www.biscoitoglobo.com.br – acessado em 27/09 as 16:32
...