Postura, vestimenta e o poder do convencimento do profissional de segurança
Artigo: Postura, vestimenta e o poder do convencimento do profissional de segurança. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lueiny2010 • 30/3/2014 • Artigo • 236 Palavras (1 Páginas) • 482 Visualizações
POSTURA, VESTIMENTA E O PODER DO CONVENCIMENTO DO PROFISSIONAL DE SEGURANÇA
A postura e a vestimenta do profissional evoluiu com os conceitos da atividade. O agente de segurança deve vestir-se se adaptando de acordo com a situação e o ambiente. Deve-se adaptar à situação e não obedecer a um estereótipo fixo. O comportamento padrão deve ser baseado na discrição, na educação contínua e falar somente o necessário.
Características como capacidade de apreensão e memorização dos fatos, adaptação a diferentes situações, bem como conhecimento da linguagem corporal também são relevantes em uma profissão que substituiu a força física pelo uso do raciocínio.
Atuar com diplomacia em qualquer situação é sempre a melhor estratégia. Tratar com respeito e educação também são linhas de ação preventiva, capazes de inibir uma ação delituosa.
O profissional de segurança deve usar sempre o seu poder de convencimento, sua percepção, fazer uso do bom-senso e discernimento, pois, se sua linha de ação for sempre baseada no respeito, certamente em situações de conflito ele terá automaticamente o apoio de todos, o que é extremamente importante para a solução dos maiores problemas.
Assim, através de sua postura, apresentação pessoal, atitude preventiva, linha de ação planejada, força de presença, atenção e respeito às pessoas; sem precisar usar sua arma, o profissional é capaz de inibir e abortar uma ação contra a pessoa protegida.
A imagem desse tipo de profissional deve transmitir uma “sensação de segurança” àqueles que o rodeiam.
...