Potifolio Indvidual 2
Casos: Potifolio Indvidual 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: giulinha • 19/5/2014 • 2.351 Palavras (10 Páginas) • 300 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GRADUAÇÃO EM CIENCIAS CONTÁBEIS
GIULIA JABUR TEIXEIRA
GESTÃO INDUSTRIAL
Ituiutaba
2014
GIULIA JABUR TEIXEIRA
GESTÃO INDUSTRIAL:
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral.
Ituiutaba
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO……………………………………………………………………04
1.1 CONCEITO DE CONTABILIDADE INDUSTRIAL………………………04
1.2 CONCEITOS DE EMPRESA INDUSTRIAL……………………………..04
2 DIFERENÇA ENTRE APURAÇÃO DE CUSTO DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA………………………………………………………………….………04
3 MÉTODOS DE CUSTEIO: DIFERENÇA ENTRE CUSTO VARIÁVEL E CUSTO POR ABSORÇÃO………………………………………………………...05
3.1 CUSTEIO VARIÁVEL………………………………………………………05
3.2 CUSTEIO POR ABSORÇÃO……………………………………….……..06
3.3 DIFERENÇA ENTRE CUSTO VARIÁVEL E POR ABSORÇÃO.........06
4 PREÇO DE VENDA E GERAÇÃO DE LUCRO…………………………....07
5 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO………………………...…08
6 CUSTEIO ABC POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO PARA FIN FISCAIS 08
7 PONTO DE EQUILIBRIO……………………………………………………...10
7.1 PONTO DE EQUILIBRIO EM VALORES...................................................10
7.2 PONTO DE EQUILIBRIO EM QUANTIDADES..........................................11
8 A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO INTEGRADO NA EMPRESA……………………………………………………………………....11
9 A APLICABILIDADE DA CONTABILIDADE GERENCIAL DENTRO DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL………………………………………………......……...12
10 CONCLUSÃO…………………....………………………………………………13
11 REFERENCIAS...........................................................................................15
1 INTRODUÇÃO
1.1 CONCEITO DE CONTABILIDADE INDUSTRIAL
A contabilidade é uma ciência que trata do estudo dos fenômenos patrimoniais sob o prisma empresarial. Quando os estudos dos fenômenos são envolvidos aos patrimônios das empresas industriais, costuma-se denominar tal particularidade de contabilidade industrial.
A contabilidade industrial não forma uma ciência autônoma, é apenas o estudo da contabilidade aplicada às indústrias. Assim sendo, poderíamos conceituar a contabilidade industrial como sendo a parte da contabilidade que se preocupa com os fenômenos patrimoniais das empresas industriais.
1.2 CONCEITOS DE EMPRESA INDUSTRIAL
O aumento de utilidade de coisas, sendo desempenhado a principio apenas para suprir as necessidades de consumo do produtor, passou, mais tarde, a ter intuito de lucro.
Com tal interesse surgiram as empresas industriais. Empresas industriais são as que transformam matérias-primas em produtos acabados, para satisfação das necessidades humanas, com a finalidade de lucro.
2 DIFERENÇA ENTRE APURAÇÃO DE CUSTO DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA QUANDO COMPARADA A UMA EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA
Uma empresa industrial incorre diariamente em uma serie de gastos para realizar suas atividades administrativas fabris e comerciais, nem sempre porem, esses gastos são considerados custos. Os custos nas empresas industriais correspondem aos gastos relativos a fabricação dos produtos as despesas referem se aos gastos relacionados a administração da empresa e a geração da receita.
Na demonstração dos resultados as despesas correspondem aquelas incorridas nas divisões de administração e de vendas durante o exercício. Já os custos dos produtos vendidos são aqueles que incorrem na divisão de fabrica e que na demonstração de resultado corresponde a quantidade vendida.
A empresa comercial também incorre diariamente em uma serie de gastos para realizar suas atividades operacionais. Esses gastos incluem a compra de mercadoria para revenda, a aquisição de material de escritório o pagamento de taxas e impostos a manutenção dos bens patrimoniais a folha de pagamento e etc.
Diferentemente da empresa industrial que fabrica sues produtos, a empresa comercial revende as mercadorias sem altera-las no mesmo estado em que as recebem dos fornecedores. Os custos nas empresas comerciais, correspondem aos gastos relativos a aquisição das mercadorias na demonstração de resultado, os custos correspondem a quantidade vendida. E as despesas referem se aos gastos relacionados a administração da empresa e a geração de receitas.
3 MÉTODOS DE CUSTEIO: DIFERENÇA ENTRE CUSTO VARIÁVEL E CUSTO POR ABSORÇÃO
3.1 CUSTEIO VARIÁVEL
O custeio variável está alicerçado na apropriação de todos os custos variáveis diretos ou indiretos aos portadores finais dos custos, fundamentado, na relação. entre esses e o grau de ocupação da entidade. Para Horngren,Foster e Datar custeio variável “é o método de custeio de estoque em que
...