Pratica De Educação Fisica Inclusiva E Adaptada
Dissertações: Pratica De Educação Fisica Inclusiva E Adaptada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: otaciliojunio89 • 9/5/2014 • 1.371 Palavras (6 Páginas) • 1.660 Visualizações
Centro Universitário Claretiano de Batatais
Curso de Licenciatura em Educação Física
Educação física inclusiva e adaptada
Projeto de Pratica e Atividade do Portfólio
Discente: Otacílio Junio Melo de Carvalho
“A maior tristeza não
é a derrota, mas não ter a
oportunidade de tentar de novo”
Bernardinho – Técnico do vôlei.
Batatais
2014
Titulo do projeto “A reorganização da escola na perspectiva da Educação inclusiva e Adaptada”
Entrega do projeto 12ª Semana
1. Descrição do Projeto
Na disciplina Fundamentos da Educação Física Inclusiva e Adaptada, você pôde associar tanto elementos da Edu¬cação Física Especial e Adaptada quanto de Fundamentos da Educação Inclusiva, além de compreender que a educação atual se organiza para atender aos princípios da educação inclusiva e adaptada, superando os desafios que esta proporciona, especialmente no tocante à formação docente e às políticas públicas educacionais.
Mediante esse contexto, é necessário que você compreenda as Diretrizes para a (re) organização da Educação Básica para a Educação Inclusiva e Adaptada, com o objetivo de contribuir para a implementação de práticas pe¬dagógicas adequadas ao aluno com necessidades educacionais especiais, viabilizando sua aprendizagem e seu desenvolvimento acadêmico.
Assim, esse projeto possibilitará o aprofundamento acerca das diretrizes que orientam a organização da Educação Inclusiva.
2. Público-alvo
Alunos dos cursos de Graduação na modalidade EaD do ano 20___.
3. Objetivos
Refletir sobre a realidade encontrada pela Educação Física Especial e Adaptada, associada aos Fundamen¬tos da Educação Inclusiva dos alunos com necessidades educacionais especiais para uma educação de qualidade.
Compreender a necessidade de (re) organização da escola e de adaptações das práticas pedagógicas, vi¬sando ao aproveitamento dos alunos com necessidades educacionais especiais e sua real participação nas aulas.
4. Realização e postagem
A Prática deverá ser realizada individualmente, o que não impede que os alunos se reúnam em grupo para discus¬são. Cabe observar que cada aluno deverá desenvolver e postar o seu próprio projeto na Sala de Aula Virtual (SAV), na ferramenta Prática e no (Portfólio).
Observação: não será permitida a entrega de textos iguais.
5. Carga horária
50 horas.
6. Metodologia
Lembramos que esta atividade de prática está dividida em duas etapas, e que estas etapas devem ser realizadas para que a atividade proposta seja validada.
1ª Etapa – realização de uma entrevista
Realize uma entrevista com um coordenador de uma escola pública, municipal ou estadual de Educação Básica (a educação infantil – para crianças de zero a cinco anos – o ensino fundamental – para alunos de seis a 14 anos – e o ensino médio – para alunos de 15 a 17 anos).
A escola selecionada deve ter alunos com necessidades educacionais especiais frequentando as classes comuns e participando das aulas de Educação Física.
Utilize o roteiro a seguir para realizar a entrevista:
1) Quantos alunos com necessidades educacionais especiais frequentam a escola que você coordena? Quan¬tos participam das aulas de Educação Física?
2) Quais as necessidades educacionais que eles apresentam (deficiência física, auditiva, visual, intelectual, altas habilidades ou condutas típicas)? Como eles estão distribuídos nas diferentes classes e séries? Por exemplo, um aluno com surdez no 6º ano, um com deficiência intelectual no 2º ano, e assim por diante.
3) A escola, partindo da inserção do (s) aluno (s) com necessidades educacionais especiais nas classes co¬muns, realizou mudanças na sua forma de organização no que se refere à organização curricular, às práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, e nas aulas de Educação Física, aos recursos didáticos utiliza¬dos, aos recursos e instrumentos de avaliação, à organização do espaço, entre outros aspectos? Se sim, des¬creva detalhadamente quais mudanças têm sido implementadas para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais.
4) Você, como coordenador (a) da escola, realizou algum curso ou tem recebido alguma formação específica acerca da inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais? Se sim, como foram esses cursos e / ou formação? Informe, adicionalmente, se eles foram propostos pela rede pública ou se procurou por iniciativa própria.
5) A rede municipal ou estadual na qual você atua como coordenador (a) conta com um setor responsável pela educação especial? Se sim, esse setor tem promovido o apoio à inclusão, garantindo recursos humanos ma¬teriais e financeiros que viabilizem o atendimento de qualidade aos alunos com necessidades educacionais especiais nas classes comuns, tal como prevê a legislação? Explique e dê exemplos.
6) A escola tem implementado flexibilizações e adaptações curriculares que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados, tendo em vista as necessidades educacionais apresentadas pelos alunos, tal como prevê a legislação, especialmente o Artigo 8 da Resolução CNE/CEB N2/2001 (BRASIL, 2001)? Explique e dê exemplos.
...