Pratica Pedagogica
Monografias: Pratica Pedagogica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marilene2013 • 20/8/2013 • 902 Palavras (4 Páginas) • 787 Visualizações
UNIUBE-UNIVERSIDADE DE UBERABA
MARILENE SILVA MAIA BATISTA
A atuação do Pedagogo além dos muros da escola
GOVERNADOR VALADARES
2013
MARILENE SILVA MAIA BATISTA
A atuação do Pedagogo além dos muros da escola
Trabalho de práticas pedagógicas apresentado como requisito básico para concretização de graduação em Licenciatura Plena em pedagogia pela universidade de Uberaba.
.
GOVERNADOR VALADARES – Mg
2013
A atuação do pedagogo além dos muros da escola
A entrevistada Ana Carolina Vendramine, atua na secretária de assistência social a 3 anos. Atuou por 2 anos como pedagoga escolar na rede municipal.
Como pedagoga escolar noto com certa angustia, o quanto nosso trabalho fica fragilizado e fragmentado por perceber que as teorias de organização de trabalho pedagógico ainda são baseadas num modelo ideal de educação.Sempre atuei,com a preocupação de, por meio da minha ação pedagógica, melhorar a escola nos seus aspectos de ensino aprendizagem.
Ser pedagoga social é um desafio, temos de lidar de forma construtiva com as questões sociais do nosso dia a dia, no convívio e no trabalho com outras pessoas. A pedagogia social sustenta-se sobre uma ação intervenção realizada em favor dos direitos da cidadania e do aceso aos serviços do bem estar. Ser pedagoga social vai além do ensino aprendizagem e das práticas pedagógicas. A semelhança é a convivência com ambas as realidades e as diferenças. A pedagogia escolar tem toda uma história e é amplamente desenvolvida pela didática.
A pedagogia social se desenvolve dentro de instituições não formais de educação. É uma disciplina mais recente que a escolar. Nasce e se desenvolve de modo particular no século XIX como resposta as exigências da educação de crianças, adolescentes e também adultos que vivem em condições de pobreza, marginalidade de dificuldades na área social. Mas não só o objetivo da pedagogia social é o de agir sobre a prevenção e recuperação das deficiências de socialização de modo especial onde as pessoas são vítimas da insatisfação das necessidades fundamentais, o que se exige de um pedagogo social é a formação, atuação de sociedade justa, equânime, igualitária, trabalhar em espaços escolares e não escolares, na promoção de aprendizagem do sujeito em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis de modalidades do processo educativo, identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa
...