Praticas Pedagogicas Inovadoras
Trabalho Escolar: Praticas Pedagogicas Inovadoras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zizi • 22/5/2013 • 5.524 Palavras (23 Páginas) • 1.198 Visualizações
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS DO POVOADO VIEIRA
NNOVATIVE PEDAGOGICAL PRACTICES IN SCHOOLS MULTISSERIADAS THE TOWN VIEIRA.
JOELMA TEIXEIRA DA SILVA
MARIA HELIANA OLIVEIRA SANTOS
RESUMO
O presente artigo apresenta reflexões sobre a importância do processo de ensino/aprendizagem dos alunos e práticas pedagógicas das escolas multisseriadas do Povoado do Vieira município de Gavião BA. Alternativa utilizada tem sido seguir as indicações para as escolas seriadas, sem atentar com clareza para as implicações curriculares resultantes dessa atitude, numa definição deslocada da realidade da multisseriação, transformando em desafios a serem enfrentados pelos educadores, num ambiente carregado de múltiplas exigências, ocasionando nesses profissionais uma sobrecarga de trabalho e um baixo aproveitamento de suas funções. Entretanto, essas escolas multisseriadas vistas como atraso educacional, se levadas a sério, objetivando conferir-lhes qualidade, tornar-se-á solução para nova realidade em uma conjuntura de redução no número de alunos das series iniciais no município de Gavião, em uma organização de práticas pedagógicas com vistas a atender as necessidades de formação dos sujeitos do campo. A metodologia aplicada neste artigo está pautada em um estudo de caso , juntamente com a pesquisa de autores que debatem sobre o tema em questão, por meio dos destes estudos descobrimos os inúmeros benefícios que o funcionamento de uma escola bisseriada proporciona para escolas do campo, principalmente para a qualidade do processo de ensino aprendizagem, além de possibilitar um ambiente de ajudas mútuas, quer seja entre alunos ou professores.
Palavras Chaves: Práticas Pedagógicas Inovadoras. Escolas Multisseriadas. Educação do Campo.
ABSTRACT
This article presents reflections on the importance of the teaching/learning process of students and innovative pedagogical practices in schools multisseriadas the town of Vathi municipality of Gavião, BAHIA. The alternative has been used follow the signs for the serial without schools give clarity to the curricular implications resulting from this attitude, on a definition of displaced reality of multisseriação, turning into the challenges faced by educators in an environment laden with multiple demands, causing these professionals an overload of work and low utilization of their functions. However, these multisseriadas schools seen as educational delay, if taken seriously, aiming to give them quality, will become the solution to new reality in an environment of reduction in the number of students from the initial series in the municipality of Gavião, in an organization of pedagogical practices in order to meet the training needs of the subjects of the field. The methodology applied in this article is based on bibliographic study. In the search through the studies have discovered the numerous benefits that the operation of a school bisseriada provides to schools in the field, especially for the quality of the teaching learning process, in addition to providing an environment of mutual aid, whether between students or teachers.
Key words: Innovative pedagogical practices. Multisseriadas Schools. education in the field.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar e refletir a situação das escolas multisseriadas do Povoado Vieira Município de Gavião, atualmente designadas como Escola do Campo, em que um único professor assume a docência atuando em séries concomitantes, da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental, gerando uma sobrecarga em seu trabalho e um baixo rendimento na apropriação da leitura e da escrita.
Pretende-se ainda evidenciar o contexto educacional dessas turmas, a metodologia e o currículo que não se distingue das turmas seriadas, tornando-se um desafio para o professor ao desenvolver seu trabalho em um ambiente carregado de múltiplas exigências, quer seja pedagógicas ou burocráticas, originando a elaboração de diversos planos e planejamentos; que é uma “ação de extrema relevância para melhor organização do trabalho escolar, cuja exigência só pode ser legitimada pela consecução, com eficiência, eficácia e qualidade”. (GADOTTI, 2004). Além das varias estratégias de avaliação da aprendizagem das diferentes conjunturas que se apresenta nas turmas multisseriadas.
Em vista dos inúmeros problemas do cotidiano das turmas multisseriadas o presente trabalho tem o propósito de promover discursões sobre práticas pedagógicas e ações, que possam contribuir para uma educação eficiente nas salas multisseriadas com diversidade de faixa etária e de níveis de conhecimentos. De acordo com Miguel Arroyo (2011, P.18) a prática pedagógica deve se constituir a partir de uma posição teórico-prática e:
“Portanto, uma teoria pedagógica deve ter como ponto de partida os processos sociais em que se dá a constituição dos homens e das mulheres, processo eivado de conflitos e de lutas sociais nos quais os sujeitos históricos se identificam como produtores de cultura no cotidiano das organizações políticas, na produção econômica, no trabalho e no conjunto da experiência humana.”
Esse pensamento pedagógico nos faz perceber que as escolas multisseriadas precisam de uma proposta que possa estreitar suas relações com o povo do campo, e com as entidades que atuam no âmbito dessa região, por isso mesmo as escolas têm o dever de respeitar o conhecimento prévio com que os alunos das classes multisseriadas, chegam às escolas, conhecimentos adquiridos no cotidiano dos afazeres informais do campo.
A intenção é, portanto, problematizar a relação escolas seriadas, normalmente da zona urbana, com escolas multisseriadas da zona rural, levantar alguns aspectos que possam apontar caminhos no sentido de elucidar certas ambiguidades que, geralmente, ocorre nesta relação. Neste sentido Adriana Kremer em seu trabalho “Educação do Campo, Território e Sustentabilidade”, expõe que:
(...) os novos paradigmas não ensejam mais pensar campo e cidade como mundos separados por uma porteira e uma estrada. Pelo contrário, são realidades específicas pertencentes a determinado território, que inclui modo de produção da existência, jeitos e maneiras de se relacionar com os demais, com a vida e com a natureza, e não determinadas
...