Pratica de Atividades Aquáticas
Tese: Pratica de Atividades Aquáticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edinasouza • 15/4/2013 • Tese • 1.776 Palavras (8 Páginas) • 1.007 Visualizações
Pratica de Atividades Aquáticas
Curso: Licenciatura em Educação Física
Disciplina: Atividades Aquáticas
Professor responsável: Ana martha de a limongelli
Título do projeto: “ Atividades Aquáticas na escola”
Nome do aluno e RA: Edina de souza dos santos 1095084
Data início do projeto:15/10/2012
Data término do projeto:26/10/2012
Primeira etapa: análise da realidade
Visitei uma cooperativa de professores aqui em minha cidade Jaru-Rondonia uma escola particular conhecida por nome cooped atender deste series iniciais ate o ultimo ano ensino médio essa escola tem dois professores em educação física um que se chama Ivonete Santos Campos formada em Educação física e Jaime Ferreira Lopes formado também e Educação física e tem o curso de formação continuada em atividades aquáticas, nesta escola é o professor Jaime que ministra as aulas de atividades aquáticas como: natação, hidroginástica, hidroterapia, triátlon observo que no momento da aula o professor realiza um momento de comunicação entre professor- aluno, logo após trabalhou com eles a adaptação ao meio líquido, o professor estimulava á respiração através de atividades e brincadeiras, atingindo a etapa culminante da construção corporal, bem dinâmico na aula oferecia atividades recreativas com intuito de o aluno sentir-se bem e se divertir. Observando o professor trabalhar percebi que ele estimulava bastante o lúdico entre as crianças em suas aulas, principalmente nas aulas de natação acredito que seja um processo importante para o crescimento do aluno como um individuo autônomo. Ele proporciona em suas atividades no momento da aula uma presença de jogo, do brinquedo, da brincadeira, da atividade criativa e motivadora porque ele não seguia um sistema determinado previamente.
A segunda escolar que visitei e uma escola estadual que atender o ensino fundamenta e médio que se chama Capitão Silvio de Farias localizado no centro da cidade de Jaru cuja sua clientela são alunos a maioria de periferias possui uma quadra poliesportiva em uma estado bem crítico como, por exemplo, goteira, tintura gastada, bebedouro estragado, piso furado, arquibancada toda acabada e um improviso realizado pela direção como a trave feita de ripa de madeira possui três professores de Educação física, mais a escola não possui piscina para realizar atividades aquáticas, porém a escola uma vez no ano oferecer aos alunos uma feira de empreendimento e a turma que conseguir ganhar mais alimentos ganha uma passeio para um hotel fazenda próximo da cidade a aonde tem um lazer maravilhoso com piscinas campos de futebol, represas de criação de peixes proporcionando uma pescaria, variadas tipos de espécies de bichos relata o professor Benjamim Soares que é professor há mais de vinte anos. Mais realiza em quadra os movimentos da natação da hidroginástica bem dinâmica com a ajuda de um aparelho de som.
SEGUNDA ETAPA: ELABORAÇÃO DE TEXTO
Sobre as condições da escola a COOPED têm duas piscina uma para crianças do ensino primário e outra para ensino fundamental, um vestiário masculino e outro feminino para dinamizar as aulas têm materiais como macarrão, pranchas, toucas, óculos, peso de isopor para usar dentro d`agua, Boias, bolas coloridas, aquelas cadeira para tomar sol e escorregadores a estrutura e muito boa nesse escola.
Percebe-se que o professor trabalhar com seus alunos na prática de atividade física no meio líquido o processo de desenvolvimento físico e psicológico, percebe-se que o contato criança-piscina principalmente nas séries iniciais, exigem alguns cuidados a fim de evitar possíveis problemas com as propriedades e particularidades da água, tais como afogamento.
As ações desenvolvidas pelos professores dessas escolas é que eles utilizam estratégias de aulas que pudessem ser utilizadas em ambientes não formais e sendo este um estudo de natureza qualitativa. O objetivo deles é alcançar e apresentar os temas pertinentes a um dos conteúdos apresentados no caso atividades aquáticas e exemplificar com uma possível aula de abordagem do mesmo os temas elencados foram:
Concepção;
Modalidades Olímpicas;
Modalidades não Olímpicas;
Especialização precoce;
Socorros de urgência e segurança;
Natação: modalidades;
Utilização de áreas públicas.
Atividades aquáticas e inclusão.
A partir desses temas eles comentam que elaboram suas aulas. Comentam que uma delas e a modalidade Olímpica. Roda: neste item procuramos instruir e organizar os alunos em roda, explicar qual o conteúdo a ser tratado e quais os objetivos a serem atingidos. Vivência: como exemplo de vivencia possível na escola sugerimos a prática adaptada do remo, para iniciar o professor poderá fazer uso de vídeos e imagens para ilustrar cada uma das modalidades: leitura: sugere textos para ampliar as informações sobre o tema: Discussão: Diga aos alunos para formarem grupos e discutir sobre a experiência da pratica adaptada do remo em relação ás imagens vídeos e o texto visto previamente. Logo após, em um único grupo estenda a reflexão entre todos os alunos: curiosidades: indica fatos interessantes a respeito da modalidade.
Plano De Aula
RECREAÇÃO AQUÁTICA
JUSTIFICATIVA
A recreação aquática através do lúcido torna-se um grande facilitador da aprendizagem. O meio líquido acaba exercendo sobre a criança um grande fascínio, além de lhe oferecer novas e enriquecedoras possibilidades de ação, permitindo vivenciar movimentos e sensações que não são possíveis fora dele. É através das brincadeiras aquáticas que a criança desenvolve a adaptação ao meio líquido, melhora a autoconfiança, ela fica mais calma e corajosa, promove autodisciplina, a concentração e a socialização. As atividades aquáticas auxiliam diretamente na descoberta da construção do corpo e das experiências motoras.
OBJETIVO
...