Praticas Em Gestão De Pessoas
Ensaios: Praticas Em Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TiagoL • 20/5/2014 • 2.437 Palavras (10 Páginas) • 241 Visualizações
INTRODUÇÃO
Nesta obra serão apresentados praticas de gestão de pessoas, tais como: Recrutamento e seleção, cargos e tarefas, auditorias em recursos humanos, direito e práticas trabalhistas e etc...Onde foi buscado conhecer seus principais desafios. Enfim, conhecer sobre os assuntos estudados.
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – CARGO
Como ponto de partida para compreensão do assunto, temos que entender o que é um cargo e no que ele se baseia. Podemos classificar um cargo como sendo composto por:
Tarefas - refere-se a atividades repetitivas, como por exemplo acontece com cargos operários.
Atribuição - refere-se a atividades mais direcionadas, como por exemplo mensalistas.
Função - conjunto de tarefas exercida de maneira sistemática por um indivíduo, que sem ocupar o cargo desempenha tal função.
Com isso, classificamos um cargo como sendo um conjunto de funções, com suas atribuições e tarefas
Descrição de cargos - é o processo que em suma, visa enumerar o conjunto de tarefas, atribuições e funções realizadas pelo colaborador em determinado cargo. Seria representar por escrito o que se realiza no dia-a-dia.
Análise de Cargos - enquanto a descrição de cargos se preocupa com o conteúdo, que faz, quando faz, como faz e por que faz, a análise estuda e determina os requisitos qualitativos para desempenhar a função, ou seja, as responsabilidades envolvidas, o grau de instrução, a capacidade de desenvolvimento. Ela se concentra em quatro requisitos: Mentais, físicos, de responsabilidade e condições de trabalho.
Descrever e analisar cargos é também o caminho para se definir a remuneração do colaborador, pois a partir dele temos o conhecimento do que está sendo realizado, como deve ser realizado e quem deve realizar, assim sendo, avalia-se um justo valor para tais exercícios, levando em consideração sempre o grau de complexidade, conhecimento exigido e ambiente de trabalho.
Embora a descrição do cargo se preocupe com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com o seu conteúdo; a análise do cargo aborda aspectos extrínsecos, isto é, os requisitos que o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo.
"Embora intimamente relacionadas em suas finalidades e no processamento de obtenção de dados, a Descrição de Cargos e Análise de cargos são perfeitamente distintas entre si. Enquanto a Descrição se preocupa com conteúdo do cargo o que o ocupante faz, quanto faz, como faz e porque faz; a análise pretende estudar e determinar todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo, para seu desempenho adequado é por meio desta análise que os cargos estão posteriormente avaliados e devidamente classificados para efeito de comparação" (CHIAVENATO,2001, p. 68).
2.2 – DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGO
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGO
Título do cargo: Líder Equipe 2 Data emissão 01/10/2013 Data revisão 01/04/2014
Descrição Sumária: Reportando se ao operacional, auxiliando no planejamento estratégico da área.
DESCRIÇÃO DO CARGO
Realizar supervisão, Treinamento da equipe, Definir tarefas e funções.
ANÁLISE DO CARGO
A) Requisitos mentais:
• Boa Memoria:
• Criatividade:
• Habilidade para lidar com pessoas:
B) Requisitos físicos:
• Esforço físico necessário:
• Concentração visual:
• Destreza ou habilidade:
• Compleição física necessária:
C) Responsabilidades envolvidas:
• Supervisão de pessoal:
• Materiais e equipamentos:
• Contatos internos e externos:
• Informações confidenciais:
D) Condições de trabalho:
• Ambiente de trabalho:
• Riscos envolvidos
3 - Recrutamento
Recrutamento é o nome que da a um conjunto de procedimentos ou técnicas usadas para convocar, habilitar ou empregar pessoas qualificadas e capazes a exercer funções dentro do cargo de necessidade da empresa ou instituição. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização.
Para isso existem algumas formas de recrutamento, e com base nisso vamos tratar do Recrutamento externo e interno.
3.1 – TIPOS DE RECRUTAMENTO
Recrutamento Interno:
Quando Existe um cargo para o qual é necessário efetuar Recrutamento, a prioridade para o seu preenchimento recai sobre os colaboradores da empresa efetuando-se promoções (Movimentação Vertical), Transferências (Movimentação Horizontal) ou transferências com promoção (Movimentação Diagonal).
Desta forma, o recrutamento interno realiza-se mediante: Um sistema de informação acerca dos cargos disponíveis através de notas de serviço e /ou do jornal da empresa, verificação dos ficheiros da empresa procedendo-se a uma triagem tendo por base as informações disponíveis e os critérios de seleção, e existência de um plano de carreira.
O Concurso Interno trata-se de dar a conhecer aos colaboradores da empesa o cargo vago, por meio de anúncios nos painéis informativos ou na intranet, convidando-os a candidatar-se
...