Praticas Pedagogicas
Ensaios: Praticas Pedagogicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elizabeth03 • 7/11/2014 • 692 Palavras (3 Páginas) • 574 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO BAIXO TOCANTINS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE PEDAGOGIA – 2012
RESENHA SOBRE A OBRA: A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O DESAFIO DO PARADIGMA EMERGENTE
Marilda Aparecida Behrens
ABAETETUBA/PA
2013
BEHRENS, Marilda Aparecida. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 80, n. 196, p. 383-403, 1999.
Nos últimos anos do século 20, era bastante recorrente o uso de práticas pedagógicas conservadoras e tradicionais, descendendo do paradigma newtoniano-cartesiano que caracterizou a ciência no séc. 19 e 20, e que propunha que a fragmentação do todo, por isso a repartição do conhecimento em áreas.
Essa repartição é vista até hoje, em que os professores por serem de determinada área, se isolam achando que é apenas seu dever ensinar aquilo que o currículo do curso lhe impõe, reproduzindo aquele conhecimento sem levar em conta o saber discente, produzindo uma prática de depósito, no qual o aluno apenas deve ouvir, ler, decorar e repetir o repassado, sem uma visão além do apreendido.
E essa prática, como citado no texto, torna-se extremamente presente no ensino superior, em que os cursos se isolam em suas disciplinas, não trazendo a interação devida entre elas. O discente é apenas o agente receptivo na sala de aula, e este como futuro professor, acaba assimilando esta prática e tornando-se consequentemente um novo reprodutor, um docente que não se reavalia, que não reflete sua ação docente.
Nisso a autora defende que a educação é o reflexo do paradigma vigente em uma sociedade, e para tal caminhada histórica torna-se possível dividir os paradigmas que influenciam a educação universitária em dois blocos: os paradigmas conservadores e os paradigmas inovadores.
No paradigma conservador impera a maciça reprodução do conhecimento, em que o professor sente a dificuldade de modificar suas práticas. E como trata-se de uma prática reprodutora as principais tendências pedagógicas que foram estruturadas neste paradigma, são as: tradicional, escolanovista e tecnicista. Isso nos mostra a influencia dos paradigmas com a formação de práticas de cada época.
Com as mudanças dos avanços tecnológicos houve uma grande exigência de pessoas com múltiplas habilidades, em que nesta nova sociedade saiba lidar com as diversas informações, e que não mais seja um ser isolado e que necessita de habilidades isoladas, mas sim, um ser interligado com os outros e assim a importância do seu papel multi. Neste sentido o professor não mais é o detentor do saber e seu reprodutor, mais sim, um mediador da construção do saber do aluno, e para isso temos o encontro de abordagens construtivista, interacionista, sociocultural e transcendente que contemplarão o paradigma emergente.
Nesta pesquisa a autora procurou fazer com que alunos da pós-graduação refletissem sobre suas
...