TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceito, Discriminação e Intolerância no Brasil

Por:   •  23/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

CENTRO DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

COMÉRCIO EXTERIOR

ANTROPOLOGIA B

PROF. Claudemir Aparecido da Rocha 

Seminário: Preconceito, discriminação e intolerância no Brasil por Ricardo Antônio Andreuncci

Grupo

Nome Completo dos Alunos

R.A.

1 Introdução

Não há dúvidas de que existe preconceito no Brasil, além das recentes criações de comissões que visam combater essa espécie de crime, constantemente ficamos sabendo por meio da mídia de casos em que crianças, idosos, jovens ou adultos foram vítimas de alguma forma de discriminação. O preconceito é um mal que atinge pessoas de diversas classes sociais e pessoas com diferentes níveis de instrução. É bem verdade, que as primeiras leis penais brasileiras não puniam aqueles que eram preconceituosos, no entanto, felizmente, como o passar do tempo o legislador mudou este conceito e passou a criminalizar condutas racistas e preconceituosas. O que se questiona é: será que em razão dessa cultura que incentivava uma população preconceituosa, o brasileiro hoje tem uma pré-disposição a ser preconceituoso, o que justificaria a criação de tantos crimes desta espécie?

2 Resumo crítico

O autor inicia o artigo abordando que se faz necessário diferenciar o racismo, preconceito e discriminação. Para isso ele explica quais as diferenças entre elas, conforme abordado abaixo.

O racismo é um conjunto de teorias e crenças que pregam uma hierarquia entre raças. O autor também ressalta que muitas vezes o racismo é classificado como um fenômeno cultural que já está enraizado na sociedade. O grupo concorda com o autor na classificação do racismo, pois esse fato ocorre em diversos países do mundo, independentemente de países desenvolvidos ou não, com isso é possível comprovar que existe o fato do racismo estar enraizado na sociedade.

O outro ponto abordado pelo autor, é a discriminação. Segundo o autor na discriminação ocorre exclusão, restrição, preferência de certas pessoas. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como por exemplo a discriminação por religião, convicções políticas entre outros.

O último ponto descrito pelo autor, é o preconceito, que por sua vez é o julgamento sem o conhecimento crítico. Isso se dá pela adoção de experiências pessoas ou imposição do meio onde vivemos. O preconceito gera quadros de intolerância entre as pessoas, o que pode ser notado com muita facilidade na atual sociedade em que vivemos.

Na atual sociedade, temos que lidar com esses pontos em nosso dia a dia, e para que esses fatos tão danosos a sociedade, fossem extintos, foi criado diversas leis para julgar e tentar previnir que esses fatos ocorressem. Além das leis, diversos programas de conscientização foram criados e são implantamos para que a sociedade tenha consciência do grande problema que é o Preconceito, racismo e discriminação.

As leis no Brasil estabelecem punições aos cidadãos que realizaram qualquer tipo de discriminação, preconceito ou racismo, porem um problema da lei no Brasil, é que ela não esclarece a definição de raça, isso passa a ser um problema para o julgamento correto da lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com